Document details

Turmas Mais Sucesso : expectativas e perspetivas dos atores envolvidos num projeto : um estudo de caso na Escola Secundária do Castêlo da Maia

Author(s): Fernandes, Maria Emília Santos Cabral de Geraldes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/11896

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Insucesso; Sucesso Escolar; Sucesso Educativo; School Failure; School Success; Educational Success


Description

O insucesso escolar visto essencialmente através da retenção e abandono escolar, ganha cada vez mais importância numa sociedade em que o alargamento do ensino obrigatório para doze anos ameaça a agudizar a situação. Se o insucesso foi durante décadas atribuído apenas às capacidades – ou falta delas – dos alunos, desde a década de setenta que a corrente socioinstitucional trouxe para a ribalta o papel que a escola e as relações que esta estabelece com os alunos têm na promoção do sucesso. De acordo com esta corrente, é a transformação da escola, das suas estruturas, conteúdos e práticas que permitirá a adaptação desta aos diferentes públicos, promovendo as aprendizagens a que se aspiram. É na senda deste pensamento que surgiu o projeto Mais Sucesso na Escola Secundária do Castêlo da Maia e, consequentemente, o trabalho que aqui se apresenta. Tentámos, através da análise documental, entrevistas e questionário por inquéritos, compreender as expectativas e os pontos de vista dos atores diretamente envolvidos – alunos, professores e encarregados de educação – e fazer o levantamento das estratégias que, na opinião dos mesmos, mais contribuíram para o sucesso destes alunos. Concluímos que se a formação de turmas homogéneas de baixo rendimento não contou com a aprovação de todos, a existência de um reduzido número de alunos parece ter contribuído para um melhor processo de ensino-aprendizagem. A utilização de Pares Pedagógicos nas disciplinas consideradas mais problemáticas – Língua Portuguesa, Matemática e Inglês – foi uma das estratégias que melhor resultou, assim como o acompanhamento de alguns alunos por Tutores. O trabalho colaborativo entre os professores e a procura sistemática das metodologias e estratégias mais adequadas e eficazes foram também aspetos essenciais para o sucesso destes alunos que consideram a sua passagem por este projeto como uma mais-valia para o seu futuro.

School failure, in the form of retention and school drop-out, is becoming ever more important in a society where 12 years of compulsory schooling threaten to worsen the situation. Whereas school failure has been attributed to students’ (lack of) abilities for decades, since the 70s the socio-institutional trend has been putting more emphasis on the role of schools and their relationship with students in success promotion. Thus, schools, their structure, concepts and practices need to undergo a transformation in order to adapt to different students and promote the necessary learning. The Mais Sucesso Project of the Escola Secundária do Castêlo da Maia (and the present work) stemmed from this necessity. Through document analysis, interviews and questionnaires, we tried to understand the expectations and points of view of those directly involved in the project – students, teachers and parents – and to compile the strategies that, in their opinion, contributed the most to these students’ success. We concluded that whereas putting all of the weakest students in the same class was not approved by everyone, the existence of a reduced number of students seems to have contributed to a better learning process. The most successful strategies were the existence of an assistant teacher working in class with the head teacher in the most difficult subjects – Portuguese, Mathematics and English and appointing tutors for some of the students. Other essential aspects were collaborative work among teachers and a continual search for the most adequate methods and strategies to promote students’ success. The students involved in the project consider this experience to have been invaluable for their future.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, José Matias; Silva, Lília Ana
Contributor(s) Fernandes, Maria Emília Santos Cabral de Geraldes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents