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Percursos de inclusão : utopia ou realidade? Trissomia 21 : um estudo de caso

Author(s): Freitas, Patrícia da Conceição Barbosa de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13337

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Necessidades Educativas Especiais (NEE); Trissomia 21; Inclusão; Special Educational Needs; Trisomy 21; Inclusion


Description

Apresentamos a nossa prática profissional com crianças com Necessidades Educativas Especiais. Destacamos um caso que nos foi altamente significativo em todo este percurso, desenvolvendo assim, um pequeno registo deste estudo de caso, em torno de um aluno com Trissomia 21. O objetivo deste testemunho consiste em dar a conhecer percurso desta criança na sua vida escolar, averiguar o seu perfil de funcionalidade, saber quais as suas expectativas e da sua família em relação à escola e compreender as adequações no seu processo de ensino aprendizagem. Demonstrou-se que os alunos com Trissomia 21 necessitam, de facto, de uma estruturação de programa e de uma metodologia adequada às suas características diferentes, para se potencializar o seu desenvolvimento intelectual. Reconheceu-se que a inclusão é um procedimento essencial para a plena realização dos alunos com Trissomia 21. Cumpre à escola, família e comunidade trilhar percursos de inclusão cada vez mais reais que proporcionem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) o melhor futuro.

We present our professional practice with children with educational special needs. We emphasize the case which has been highly important for our study, making a small report on the development of a case study, involving a pupil with Trisomy 21. The aim of this report is to show the development of this child at school, to analyse his functional profile, an to find out about his own and his family’s expectations towards school, as well as understanding the adaptation in his process of learning. It was evident that pupils with Trisomy 21, need effectively a curriculum structure and a teaching methodology which are adequate to their characteristics in order to optimize their intellectual development. It’s been recognized that inclusion is fundamental for a complete self fulfillment of pupils with Trisomy 21. It is the duty of school, family and community to provide pupils with educational special needs with a real inclusion, allowing them to have a better future.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ponte, Filomena Ermida da
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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