Document details

Direção de fotografia e composição : o paradoxo da dualidade no seio da unidade

Author(s): Guiomar, André Filipe Pinho

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/16464

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Dualidade; Paradoxo; Unidade; Imagem; Direção de Fotografia; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

A direção de fotografia desempenha um papel preponderante na produção, significação e consequente relação externa da obra cinematográfica. As constantes evoluções e revisitações do cinema exigem hoje, da imagem, mais do que um mero meio que procura reproduzir as ideias e imaginário de um realizador. Através de uma análise teórica que atravessa a fotografia, pintura e o cinema, demonstram-se mecanismos e métodos que são úteis no trabalho do diretor de fotografia, servindo de pano de base à construção de sentido visual. Procurar-se-á nesta dissertação perceber as dualidades que estas técnicas permitem originar e de que forma é que esses contrastes podem ser aplicados na produção de uma obra cinematográfica, mantendo a sua unidade e potenciando o(s) seu(s) sentido(s). Esta demanda assenta também no estudo e reflexão do meu trabalho enquanto diretor de fotografia no filme Entre Margens, produzido no âmbito do mestrado em Cinema e Audiovisual da Universidade Católica Portuguesa, e que é dissecado ao longo da mesma.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferray, Jenny; Ruiz, Carlos
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents