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Sinergias entre marcas : o caso Gold Man

Author(s): Genevrois, Laura Cristina Penedo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17059

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Marca; Estratégia; Identidade; Imagem; Consumidores; Branding; Brand; Strategy; Identity; Image; Consumers; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

Este relatório descreve o percurso efetuado ao longo do estágio, todas as experiências relevantes, as competências adquiridas, as dificuldades sentidas, as frustrações diárias e os êxitos alcançados. Aprofunda também uma questão fundamental que se prende com a arquitetura atual da marca Gold Man e com a necessidade de a alterar para que as suas marcas possam aumentar os lucros e ganhar mais impacto. Como defendem Kotler e Kapferer, atualmente, o capital principal de uma empresa é constituído pelas suas marcas, consideradas como os ativos mais perduráveis e mais valiosos de uma empresa, acima de quaisquer produtos ou instalações. Estando a possibilidade de crescimento e expansão das empresas no mercado dependente do sucesso das suas marcas, o principal objecto de estudo deste relatório são os diferentes tipos de marca, as diferentes estratégias de gestão de marca e as diferenças entre conceitos como branded house e house of brands ou, por outras palavras, a diferença entre uma empresa criar marcas completamente independentes entre si ou, por outro lado, marcas dependentes umas das outras, onde qualquer incidente com uma marca influenciará a vida de todas as outras marcas. O estudo incide sobre a empresa Gold Man e as marcas que a integram. A análise deste caso à luz de um enquadramento teórico relevante permitiu compreender o que levou a empresa a optar por um sistema de marcas totalmente independentes entre si e as vantagens e desvantagens desse sistema. Simultaneamente, apresentam-se alternativas a esse sistema e respetivas vantagens e desvantagens.

The present report describes the different steps of my traineeship, the most relevant experiences, the skills acquired, the difficulties felt, the daily frustrations and also the successes achieved along this path. It also goes into a fundamental issue connected with the current structure of the brand Gold Man and with the need of changing it in order to allow the brands of the company to increase their profits and maximise their impact. As Kotler and Kapferer advocate, nowadays, the main capital of any company is their brands – their most durable and most valuable assets, far more than any goods or any premises. Given the fact that the potential of growth and development of a company depends upon the success of their brands, the main subject of the present report are the different kinds of brands, the different strategies of brand management and the difference between notions like “branded house” and “house of brands” or, by other words, the difference between the creation of a series of brands completely independent from one another by the same company, on one side, and the creation of brands dependent from one another, which means that any incident with one of the brand will affect, in one way or another, the development of all the others. The study focuses on the company Gold Man and its brands. The analyses of this case with a relevant theoretical background allowed us to understand why the company chose to create a series of brands completely independent from one another, as well as the advantages and disadvantages of that option. At the same time, we present alternative solutions, pointing out their respective strengths and weaknesses.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
Contributor(s) Genevrois, Laura Cristina Penedo
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