Document details

A utilização de um software de comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento do vocabulário : o caso de uma aluna com paralisia cerebral

Author(s): Nunes, Mariana Ferreira Dinis Varela

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17091

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Paralisia cerebral; Comunicação alternativa e aumentativa; Projeto Bia; Educação inclusiva; Tecnologias de apoio; Cerebral palsy; Augmentative and alternative communication; Bia Project; Inclusive education; Assistive technologies


Description

As novas tecnologias são uma realidade na sociedade atual e as escolas não fogem a regra. Porém, nem sempre sabemos como as devemos utilizar de forma a potenciar o processo de ensino e aprendizagem, no caso específico de alunos com Paralisia Cerebral. Estes alunos apresentam normalmente dificuldades a nível da comunicação, da motricidade e da aprendizagem. Com a presente investigação, pretendemos verificar se uma tecnologia de apoio à comunicação, neste caso um software de computador, auxilia uma criança com Paralisia Cerebral a aumentar o seu vocabulário. O Projeto Bia, utilizado na nossa investigação, é um sistema alternativo e aumentativo de comunicação, mais especificamente uma tecnologia de apoio. Trata-se de um software de computador gratuito e disponível online. Tendo como base o desenho de investigação de sujeito único, os resultados encontrados na intervenção efetuada com uma aluna com paralisia cerebral permitem-nos concluir que a utilização do software em questão possibilitou o aumento do seu vocabulário, assim como o desenvolvimento do seu processo comunicativo.

New technologies are very present in today's society and schools are no exception to that. However, we not always know how to use it in order to enhance the process of teaching and learning in the specific case of students with Cerebral Palsy. These students typically have difficulties in communication, motor control and learning. In this research, we aim to verify how a support communication technology can assist a child with Cerebral Palsy to increase her vocabulary, in this case we used a specific computer software. Bia Project, used in our research, is an augmentative and alternative communication system, more specifically an assistive technology. It is a free software and it’s available online. Based on the design of single-subject research, the results found in the intervention, performed with a student with cerebral palsy, allow us to conclude that the use of this particular software enabled increasing her vocabulary, as well as the development of her communicative process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Célia; Martins, Catarina
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents