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O diretor de turma : contributos para a melhoria dos resultados escolares dos alunos

Author(s): Craveiro, Ana Catarina Rocha

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17323

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Diretor de turma; liderança; aprendizagem; sucesso educativo; For teacher; leadership; learning; school success; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

No desempenho de cargos diretivos, constatamos que o exercício das funções de diretor de turma é, no âmbito das lideranças intermédias, um dos mais abrangentes e que mais impacte tem nas dinâmicas da escola. Quem lidera uma escola, sabe que um “bom” diretor de turma é o motor para o sucesso escolar e para a melhoria da qualidade da organização. A sua ação move-se em várias direções e, nas relações que mantém com cada um dos interlocutores, reside o cerne da organização e gestão escolar. O diretor de turma acumula uma pluralidade de funções: burocráticas, que exigem conhecimentos técnicos e específicos; de coordenação, com uma liderança forte essencial na mediação de conflitos e ainda pedagógicas, particularmente centradas nos alunos, no trabalho realizado em contexto de sala de aula, pelos professores e nas relações com a família. As suas funções, naquilo que são as suas competências formais e não formais, nomeadamente de acompanhamento e orientação do percurso escolar de cada um dos alunos e as pontes de colaboração que estabelece entre os vários atores do processo são a marca que distingue o seu trabalho e é aí que estão centradas as expetativas das lideranças de topo, da comunidade escolar, local e da Tutela. Focalizamos este projeto nas dinâmicas de ação do diretor de turma, como garante dos interesses dos alunos na melhoria das suas aprendizagens; na sua relação com os professores, mobilizando-os para um trabalho cooperativo, em prol dos alunos, na afinidade com as famílias, motivando-as para uma ação partilhada de corresponsabilização no processo de ensino aprendizagem dos seus educandos.

From our experience as school administrators we acknowledged that the position of form teacher is one of the most comprehensive and important in a school dynamics. Whoever leads a school knows that a “good” form teacher is the drive for academic success and for the improvement of the quality of the organisation. A form teacher acts in many different environments; the relationship he establishes with the various interlocutors is key to the school functioning and management. The form teacher overlaps many tasks: administrative, which require specific technical knowledge; coordination, with a strong leadership which is essential for conflict management; and pedagogical, centred in the students, in classroom work, in the teachers and in their relationship with the families. The form teacher’s tasks, his formal and informal competences (namely for tutoring and guiding each student’s school path) and the cooperation networks he establishes among the different agents in the process – these are all his distinctive marks and the focus of the expectations of the local and national management and of the school community. This project is set on the action dynamics of the form teacher as a pillar of the students’ learning improvement and best interests; on his relationships with the other teachers by motivating them for the collaborative work in the students’ best interest; and on his affinity with the families by motivating them for a shared action in the students’ learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Contributor(s) Craveiro, Ana Catarina Rocha
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