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Flagship Store Lipton : da lógica de produto à de serviço

Author(s): Velez, Margarida de Andrade

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17788

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Serviços; Retalho; Flagship store; Lipton; Services; Retail; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

Este projeto tem como objetivo a criação de um conceito inovador para a Lipton – uma flagship store – bem como a proposta de dois outros formatos que estimulam o consumo de chá fora de casa – os canais travel e grab and go. Outros dos objetivos passaram pela elaboração de um plano de marketing, da estratégia criativa e do plano de comunicação para o conceito. As empresas têm vindo a incorporar uma dimensão de serviço na sua estratégia de criação de valor, na medida em que o seu principal objetivo é atrair e aproximar um consumidor cada vez mais exigente e informado. O retalho tem-se vindo a alterar, já que os consumidores pretendem ter um maior número de pontos de contacto com as marcas, estamos perante novos formatos de loja e um retalho multicanal. Uma vez que o retalho tem novas funções, a importância dada ao ponto de venda tem vindo a aumentar. As lojas são vistas como showroom de marcas, cujo objetivo é proporcionar experiências positivas aos consumidores. As flagship stores são o apogeu da tendência de as marcas contarem histórias aos seus consumidores, de criarem uma relação com os mesmos e de promoverem experiências que lhes permitam viver as marcas. A Lipton tem como objetivo ser líder no mundo do chá, adicionando valor à categoria em que se insere e atraindo novos consumidores para este mercado. Procura criar experiências ainda mais positivas para os seus clientes e, sobretudo, promover a rotina diária de beber chá em Portugal, através de novas ocasiões de consumo. Partindo de um benchmarking, em que foram analisados quatro casos – Juan Valdez, Olá, Delta e Teavana – foram desenvolvidas as decisões estratégicas do projeto.

This project aims to create an innovative concept for Lipton - a Flagship Store - as well as the proposal of two other formats that stimulate tea’s consumption out of home - the travel and grab and go channels. Another objective of this project is to develop a marketing plan, a creative strategy and a communication plan for the new Lipton`s concept. Companies are incorporating a service dimension in its value creation strategy, since their main goal is to attract an increasingly demanding and informed consumer. There has also been a change in the retail, as consumers demand more contact points with the brands, which are responding to this need by creating new store formats and a multichannel retail. As these changes occur in the retail, with new functions and purposes, the importance given to the point of sale has increased. The shops are seen as brand’s showrooms, whose goal is to provide positive experiences to consumers. Flagship stores are the expression of the tendency brands have to tell a story to its consumers, creating a special relation with them and promoting experiences that enable them to live and feel the brands. Lipton aims to be a leader in the world of tea by adding value to the category and attracting new consumers to the market. It also seeks to create even more positive experiences for their customers and, mainly, to promote a daily routine of drinking tea in Portugal by creating new opportunities for such consumption. We analyzed four cases - Juan Valdez, Olá, Delta and Teavana - which are used as benchmark to our analysis and together contributed to the development of our project.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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