Document details

O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundário

Author(s): Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17938

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Papel do professor; Aprendizagens; Plágio; Role of teacher; Learning; Plagiarism


Description

Os professores defrontam-se nas escolas diariamente com diversos desafios, especialmente: despertar nos alunos a habilidade de gerir os seus pensamentos e emoções, motiva-los de forma a tornarem-se atores principais das suas aprendizagens, ensiná-los a pesquisar, tratar os dados da pesquisa e a formar opinião crítica. Acrescenta-se também que a escola para além de um lugar de aprendizagem, é um meio privilegiado de criação e estabelecimento de relações, pelo que deve ser um dos principais dinamizadores no combate de possíveis comportamentos desviantes. O professor deve dinamizar as suas aulas de forma a proporcionar aos alunos autonomia na aprendizagem. O objetivo do professor é ensinar o aluno a formular problemas, planear, orientar, pesquisar, selecionar e aplicar dados, incentivando-os ao desenvolvimento do seu pensamento crítico. O tema de investigação, “O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do Ensino Básico e Secundário”, surgiu após a observação de más práticas na elaboração de trabalhos de pesquisa na disciplina de TIC pelos alunos. O objetivo desta investigação foi conhecer quais as razões apontadas pelos inquiridos como razão para incorrerem no plágio. Será uma ação racional, ou puro esquecimento na referenciação bibliográfica? Neste relatório, descreve-se e reflete-se sobre qual o papel do professor, quais as tarefas realizadas durante a PES (de componente letiva e não letiva), atividades do núcleo de estágio, a investigação efetuada, análise dos resultados obtidos e suas conclusões.

Teachers in schools are faced daily with many challenges, especially: to awaken in students the ability to manage their thoughts and emotions, motivate them to become leading actors of their learning, teach them how to search, treat the survey data and form critical opinion. It is also added that the school beyond a place of learning, is a privileged mean of creating and establishing relationships, reason why should be one of the main forces on the combat of possible deviant behaviours. Teacher should streamline their classes in order to by providing students autonomy in learning. The goal of the teacher is to teach the student to plan, guide, search, select and apply data, encouraging them to develop their critical thinking. The research theme, "The use of unconscious plagiarism in preparing school work by students of Elementary and Secondary Education", came after observation of malpractice by students in the preparation of research works on TIC subject. The objective of this research was to know the reasons cited by respondents as a reason for incurring the plagiarism. Is it a rational action, or pure forgetfulness in bibliographic reference? In this report, describes and reflects on the role of the teacher, the tasks performed during the PES (of lective and not lective component), activities of the core stage, research performed, analysis of results and conclusions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Restivo, Francisco; Ferreira, Nelson
Contributor(s) Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents