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Intervenções de enfermagem com o adolescente : ganhos em saúde

Author(s): Morais, Margarida Tavares

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/18344

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Adolescentes; Enfermagem de saúde mental; Consulta de enfermagem; Relação de ajuda; Ganhos em saúde; Adolescents; Mental health nursing; Nursing consultation; Relationship help; Health gains


Description

Este Relatório tem como objectivo apresentar, de forma descritiva, analítica e crítica, o percurso de aquisição de competências especializadas em enfermagem, no contexto de 2 estágios, decorridos em 2013, integrados no Mestrado em Enfermagem de Especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica, da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu em dois locais diferentes, um no Hospital D. Estefânia, Lisboa, Unidade de Internamento da Pedopsiquiatria e outro no Centro de Atendimento de Jovens (CAJ), Sorri Jovem, pertencente ao Centro de Saúde Mem Martins, Concelho de Sintra. Focada na promoção da saúde mental, na prevenção, no diagnóstico e na intervenção perante possíveis respostas humanas desajustadas ou desadaptadas ao processo de transição da adolescência, geradoras de sofrimento, alteração ou doença mental; para ambos os estágios, foram definidos objectivos, para os quais as intervenções de enfermagem planeadas, ofereceram ganhos em saúde para os adolescentes. Na Unidade da Pedopsiquiatria, integraram-se as actividades diárias, de âmbito psicoterapêutico, com dinamização de uma sessão de Cineterapia e outra de Biblioterapia; realizou-se um estudo de caso de uma jovem, vítima de bullying e com tentativa de suicídio, e fez-se um estudo analítico do enunciado descritivo dos Padrões de Qualidade em Enfermagem: a organização dos cuidados de enfermagem.No Sorri Jovem, criaram-se espaços psico-educativos, com ênfase num projecto sobre competências pessoais; realizaram-se dinâmicas de grupos para a promoção da Saúde Mental e realizaram-se Consultas de Enfermagem, com um estudo dos diagnósticos e das intervenções de enfermagem mais comuns.

The purpose of this report is to present a descriptive, analytical and critical way, the route for the necessary nursing acquiring skills, in two internship contexts of 2013. These were made during the Masters in Nursing Mental Health Specialization of the Catholic University of Portugal. The internship took place on two different places: the Child Psychiatry Unit of the Hospital D. Estefânia – Lisbon; and the other one in the Youth People Care Center (CAJ), Sorri Jovem, belonging to the Health Center Mem Martins, Sintra Municipality. The two programs were focused on mental health promotion, prevention, diagnosis and intervention consequent to lower or inadequate responses during the adolescence transition process, which could cause suffering, alteration or mental illness. For these two programs were defined clear objectives were defined for which nursing interventions are planned, offered health gains for adolescents. Inside the Child psychiatry unit took place the daily activities in a psychotherapeutic context. It was hold a Cineterapia session and a Biblioterapia session. Furthermore it was conducted a case study of a young bullying victim with a suicide attempt, and was done an analytical study of a descriptive statement of Nursing Quality Standards: the organization of nursing care.At the Sorri Jovem, it were created psycho-educational spaces, with an emphasis on personal skills, group dynamics were held to promote Mental Health and Nursing Consultation were conducted associated to a study of the diagnoses and nursing common interventions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Seabra, Paulo Rosário Carvalho
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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