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Estudo da arte da talha das capelas particulares dos arciprestados de Lamego e Tarouca

Author(s): Cardoso, Pedro Alexandre Almeida de Vasconcelos Gomes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/18565

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F68821%2F2010/PT;

Subject(s): Talha; Retábulo; Capelas particulares; Morgadios; Lamego; Tarouca; Concílio de Trento; Azulejo; Pintura; Carving; Retable; Private chapels; Majorat; Council of Trent; Tile; Painting; Domínio/Área Científica::Humanidades; Domínio/Área Científica::Humanidades; Domínio/Área Científica::Humanidades


Description

Esta tese desenvolve o estudo da arte da talha das capelas particulares dos arciprestados de Lamego e Tarouca, por não existir, até hoje, um trabalho que tenha investigado e divulgado, no seu todo, este património sacro particular da região. Apresenta-se o levantamento fotográfico e analisam-se os elementos decorativos encontrados nos altares, bem como a sua estrutura, que conduz à classificação dos retábulos por épocas e estilos, entre os séculos XVII a XIX. Este estudo evidencia modelos que resultam da aplicação dos desenhos propostos pelos tratados da arte da época, bem como a utilização, nos espaços particulares, de soluções semelhantes à talha das igrejas. Refere-se a liturgia saída das directivas do concílio de Trento e a sua implementação na região, pela forma como tais factos atribuíram ao retábulo uma importância fundamental no espaço sacro, que levou ao seu maior desenvolvimento. Descreve-se o contexto socioeconómico local, apontando o perfil das famílias instituidoras das capelas particulares e as principais fontes de rendimento de que dispunham, com destaque para o vinho de Lamego. O relevo e clima do território, com reflexos na produção agrícola, decisivos nos rendimentos dos administradores das capelas, mostram-se determinantes para a localização e distribuição das capelas no terreno aqui mapeadas. O número muito significativo de capelas erigidas na zona, revela o fervor religioso e por conseguinte a importância que era posta na arte da talha por parte das gentes locais. Referem-se as principais invocações encontradas e apontam-se causas para tal. Aborda-se a instituição dos morgadios, que factores os regiam, os pedidos ou motivos que os originavam, numa época em que o carácter religioso se misturava com o nobiliárquico. A pintura e o azulejo das capelas, como artes complementares do retábulo, desempenhando uma função que o valoriza, e porque também revelaram obras inéditas, são aqui abordados, embora com menos pormenor.

This thesis develops the study of carving art in the private chapel of the archpriestships in Lamego and Tarouca because there have been no similar work till nowadays in this region. In our work we present the photo research and we study the decorative elements found in the altars, as well as their structure, concerning to the classification of the epoch and style of the retables, among the 17th and 19th centuries. Here we can also see some models inspired in the art treaties of the time, and the appliance in the private spaces of the same solutions as those in the carving of the churches. We also mention the laws from council of Trent and its implementation in the region. These facts brought to the altarpiece the primordial importance to the sacred space. This led to its bigger development. We also refer the local socio economic context, emphasizing the portrait of the chapels owners and their economic power, chiefly owing to the Vinho de Lamego. The climate and the landscape of this region, mainly in agriculture, were fundamental to the income of the families, and to the location of the chapels here placed in maps along this area. The high number of the chapels built here shows the faith and the importance of the carving art for those people. We refer the principal invocations found there and their causes. We mention the majorat establishment, its origins, its rules, when the religious character joined the noble one. Painting and tile in the chapels, as complementary arts of the retable, were a very important solution for its emphasis. Painting and tile are also mentioned here because they have not been shown before in studies of art history.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e
Contributor(s) Cardoso, Pedro Alexandre Almeida de Vasconcelos Gomes
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