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A variação de audiências do programa Casa dos Segredos 5

Author(s): Fernandes, Bárbara Alexandra Cunha

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19241

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Televisão; Audimetria; Reality television; Voyeurism; Television; Audience measurement; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

Paralelamente às alterações sofridas pela televisão, os géneros televisivos iniciaram um processo de fusão, que resultou na criação de novos géneros, como é o caso da Reality Television, que combina o género documental e o entretenimento. A “televisão de realidade” veio atender às necessidades do espetador “voyeur”, que deseja observar o outro, pessoas comuns expostas num programa televisivo. Sendo a audimetria representativa da população portuguesa, consideramos ser o melhor meio para obter conclusões acerca dos interesses e atenção dos espetadores. É esta premissa que nos oferece motivo de atenção e de estudo, após uma abordagem a três áreas diferentes, mas interligadas: a história da televisão, internacional e portuguesa, o crescimento do género televisivo Reality Television e a evolução da medição de audiências em Portugal. Deste modo, e depois da consolidação das áreas estudadas, decidimos analisar o programa Casa dos Segredos 5, com o objetivo de verificar, de facto, quais os fatores que proporcionam a variação de audiências, positiva ou negativa, neste exemplo de reality show. A escolha do programa para análise recaiu sobre o facto de ser um reality gameshow que mantém elevados valores de audiências, apesar da variação observada. Entendemos, assim, que as variações positivas entusiasmam o espetador a assistir a mais momentos facultados pelas referidas pessoas comuns. Por outro lado, as variações negativas são sinónimo de mudança de canal e de interesse.

Along with the changes suffered by television, the television genres began a process of merger, which resulted in the creation of new genres, such as Reality Television, which combines the documentary genre and the entertainment. The reality television came to answer the spectator’s “voyeur” needs, whose primary need is to observe ordinary people exposed on a television programme. As the audience measurement is representative of the Portuguese population, we consider it to be the best way in order to obtain conclusions about the interests and atention of the viewers. This premise provides us motive of attention and study, after an approach to three distinct, but connected areas: the international and Portuguese history of television, the growth of Reality Television and the evolution of audience measurement in Portugal. Therefore, and after the consolidation of these studied areas, we decided to analyse the programme Secret Story – Casa dos Segredos 5, in order to verify, indeed, which are the factors that induce the variation of the audience values, positive or negative, in this specifc reality show. The programme’s choice for analysis fell over the fact that it is a reality gameshow that keeps the audience values high, despite the variations observed. Thus, we understand that the positive variations enthusiasms the viewer to keep watching the programme provided by the so called ordinary people. In the other hand, the negative variations are a synonym of channel change and loss of interest.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Burnay, Catarina do Amaral Dias Duff
Contributor(s) Fernandes, Bárbara Alexandra Cunha
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