Document details

A internacionalização de empresas portuguesas : estudo de caso Parfois – Barata & Ramilo S.A.

Author(s): Mendes, Sara Isabel Martins

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19446

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Internacionalização; Parfois; Expansão internacional; Portugal; Franchising; Investimento directo estrangeiro; Estratégia; Processo; Internationalization; International expansion; Foreign direct investment; Strategy; Process; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

O objectivo deste trabalho é analisar a expansão internacional da empresa portuguesa Barata & Ramilo S.A, mais conhecida internacionalmente pela sua insígnia francesa Parfois. A pesquisa para este trabalho incluiu o enquadramento teórico contemporâneo sobre a internacionalização das empresas e o estudo de caso como metodologia de investigação. As principais conclusões indicam que não é possível identificar uma linearidade entre a revisão da literatura e a expansão internacional da Parfois, que possui contornos muito próprios. No caso da empresa Barata & Ramilo S.A este processo de internacionalização distinto deu frutos e fez com que a empresa tivesse uma expansão internacional rápida, estando actualmente presente em 51 países.

The purpose of this work is to analyze the international expansion of the Portuguese company Barata & Ramilo SA, best known internationally for its French insignia Parfois. The research for this work included the contemporary theoretical framework on the internationalization of companies and the case study as a research method. The main findings indicate that it is not possible to identify linearity between the literature review and the international expansion of Parfois, which has very distinctive outlines. In the case of Barata & Ramilo SA this distinct process of internationalization paid off and therefore the company had a rapid international expansion, being now present in 51 countries.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Leitão, Alexandra Paula Branco Pinto; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes de
Contributor(s) Mendes, Sara Isabel Martins
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents