Document details

Perturbações da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico : pais e professores de educação especial em colaboração

Author(s): Gonçalves, Alexandra Maria Almeida Rodrigues

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19597

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura; Pais/encarregados de educação; Professores de educação especial; Intervenção; Colaboração; Sucesso escolar; Specific Learning Disorder with impairment in reading; Parents/guardians; Special Education teachers; Intervention; Cooperation; Students’ success


Description

A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Estamos cientes de que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As dificuldades destes alunos diminuirão com uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação. Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de educação especial e a dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais ativos/participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.

The Specific Learning disorder with impairment in Reading is characterized by a reading pattern in which we can see, essentially from the first stages of learning, a great difficulty in identifying written words. Being the reading and written skills crucial for learning and for the school success, it is imperative that the diagnosis is done on due time so that the proper educational strategies can be provided. Applied in a systematic and permanent way, they will enable learning and the development of reading and writing skills in students with this disorder. We are aware that parents and Special Education teachers should act as a team and start a planned co-work which will allow the development of strategies that will help the development of autonomy and the sense of responsibility of students with Specific Learning disorder with impairment in Reading. The difficulties of these students will diminish with a regular intervention, with suitable educational measures and the cooperation of parents/guardians. Having as main goal to identify adopted strategies and those yet to adopt by parents/ guardians of primary and lower secondary education students with Specific Learning disorder with impairment in Reading, in order to continue the teachers’ work and enhance school success, a quality study has been carried out using as an instrument of data collection the semi-structured interview given to ten Special Education teachers and to ten parents of primary and lower secondary education students with Specific Learning disorder with impairment in Reading. The conclusions withdrawn from this study, in general terms, point out to parents of students with this disability as elements increasingly active/participant in the intervention process, once that at home the reinforcement activities that the student learns at school are seen as an important complement to minimize difficulties and to promote school success him, reflected in an interactional and feedback environment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Célia dos Prazeres
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo