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A educação em enfermagem na pessoa ao envelhecer : contributos de uma matriz referencial

Author(s): Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Guamão

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20123

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Pessoa ao envelhecer; Matriz referencial; Educação em enfermagem; Ageing person; Referential matrix; Nursing education; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas


Description

O envelhecimento das populações determina transformações profundas na sociedade, que tem procurado encontrar diferentes recursos e respostas para satisfazer as necessidades das pessoas à medida que envelhecem. O processo de envelhecimento é complexo e multidimensional, sendo caraterizado por diferentes transições que podem condicionar a saúde e o bem-estar da pessoa ao envelhecer. A Enfermagem assume um papel crucial na educação de enfermeiros capazes de atender aos projetos de saúde da pessoa ao envelhecer. Este estudo qualitativo, exploratório e analítico, teve como finalidade a construção e sistematização de uma matriz referencial para a Educação em Enfermagem na pessoa ao envelhecer, cujos objetivos específicos foram (1) Analisar o currículo nos cursos nacionais de formação pré-graduada de Enfermagem na pessoa ao envelhecer e (2) Sistematizar como se processa e se perspetiva o desenvolvimento curricular no sentido de propiciar os referenciais de conhecimento e a aquisição de competências promotoras do cuidar em Enfermagem na pessoa ao envelhecer. A metodologia teve recurso a diferentes fontes de dados e instrumentos, sendo desenvolvida em três etapas sequenciais e coligadas. A primeira etapa correspondeu à investigação documental, onde pesquisámos e analisámos os planos de estudo (decreto-lei) dos quarenta e um cursos de licenciatura em Enfermagem portugueses, delineando o primeiro inventário de fontes documentais (atualizado em dois momentos distintos); a segunda etapa consistiu no desenho e aplicação de um questionário destinado a todos os professores responsáveis pela coordenação dos cursos de formação inicial. Obtivemos uma percentagem de respostas de 58,5% e procedemos a uma análise estatística descritiva simples (respostas de natureza fechada) e a uma análise categorial temática (respostas de natureza aberta); a terceira etapa comportou o traçar de uma entrevista, dirigida a peritos na área em estudo, segundo o método de amostragem bola de neve. O verbatim das cinco entrevistas realizadas foi alvo de análise crítica de discurso, suportada pelo modelo tridimensional do discurso de Norman Fairclough. As três fases do estudo permitiram responder às questões colocadas, tendo os seus achados sido integrados na proposta final da Matriz Referencial. A Matriz Referencial, dinâmica, transversal, ascendente e multidimensional, resulta da conjugação e da sistematização de diferentes elementos compartilhados e valorados por um grupo (generalizações simbólicas, modelos, valores e exemplos) e de diferentes dimensões (a pessoa ao envelhecer, cuidar em Enfermagem, aprender Enfermagem e contextos de aprender e de cuidar), demonstrando que as questões relacionadas com a aprendizagem e o ensino da Enfermagem do envelhecer não podem ser analisadas de forma isolada, sem atendermos a uma configuração da pessoa que recebe os cuidados, o cuidado profissional que se ambiciona nesta área de conhecimento e os contextos onde a aprendizagem e o cuidado acontecem. A presente Matriz, não sendo um fim em si mesma, constitui-se sobretudo numa possibilidade de novas formas de pensar e agir, geradoras de desenvolvimento do conhecimento da Enfermagem do envelhecer.

Ageing populations determine profound changes in society, which has sought to find different resources and answers to meet the needs of ageing people. The aging process is complex and multidimensional, being characterized by different transitions that may condition the health and well-being of the ageing person. Nursing plays a crucial role in the education of nurses able to meet the health projects of the ageing person. This qualitative, exploratory and analytical study, had as purpose the construction and systematization of a reference matrix for Nursing Education in the ageing person, whose specific objectives were (1) To analyse the curriculum in national pre-graduate training courses of Nursing in the ageing person and (2) Systematize how is processed and viewed the curriculum development in order to provide the references of knowledge and skills acquisition promoters of Nursing caring in the ageing person. The methodology used different data sources and instruments, being developed in three sequential and associated steps. The first stage corresponded to desk research, we researched and analysed the study plans (decree-laws) of the forty-one degree courses in Portuguese Nursing, outlining the first inventory of documentary sources (updated at two different times); the second step consisted in the design and application of a questionnaire to all teachers responsible for coordinating initial training courses. We obtained a percentage of 58.5% answers and proceeded to a simple descriptive statistics (closed answers) and a categorical thematic analysis (open answers); the third step consisted of the trace of an interview, aimed at experts in the study area, according to the method of "snowball sampling ". The verbatim of the five interviews was critical the discourse analysis, supported by the three-dimensional model of Norman Fairclough discourse. The three phases of the study allowed answering the research questions, and their findings have been incorporated into the final proposal of the Referential Matrix. The Referential Matrix, which is dynamic, transverse, ascendant and multidimensional, results from the conjunction and the systematization of different elements shared and valued by a group (symbolic generalizations, models, values and examples) and different dimensions (the ageing person, taking care in Nursing, learning Nursing and contexts of learning and care), demonstrating that the issues related to learning and the ageing Nursing education cannot be analysed isolated, without heed to a configuration of the person receiving the care, the professional care which is aimed in this area of knowledge and the contexts in which learning and care happen. This matrix, being not an end in itself, it is above all a possibility of new ways of thinking and acting, generating development of the ageing nursing knowledge.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, Lucília Rosa Mateus
Contributor(s) Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Guamão
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