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Friday evening earnings news travel slowly

Author(s): Fortunato, Diogo Jorge do Vale

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20648

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Friday evening announcements; After-hours adjustment; Firm heterogeneity; Anúncios de resultados à sexta-feira pós-fecho de mercado; Ajustamento pósfecho de mercado; Heterogeneidade entre empresas; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

DellaVigna and Pollet (2009) hypothesize that Friday earnings announcements receive less attention than comparable earnings announcements on Monday through Thursday, presumably because market participants are distracted from work-related activities with the weekend approaching (Friday Distraction Hypothesis). The holistic approach developed throughout this study, addresses the main weakness in their research, the negligence of the after-hours adjustment, showing that the well-documented differential market reaction to Friday earnings news is, in fact, a phenomenon only present in evening announcements. Friday evening announcements are associated with a substantial reduced immediate reaction to both positive and negative earnings news relative to other weekdays’ evening announcements. In the following weeks, Friday evening announcements are the only ones contributing to the delayed overreaction to negative news. After controlling for other possible determinants of the Friday evening effect, there is striking evidence indicating that this effect is driven by non-attention causes, being largely attributed to firm heterogeneity. The Friday Distraction Hypothesis defended by DellaVigna and Pollet (2009) does not hold.

DellaVigna e Pollet (2009) levantam a hipótese de que resultados anunciados à sexta-feira recebem menos atenção do que resultados anunciados noutros dias da semana, presumivelmente porque os participantes de mercado estão mais distraídos das atividades relacionadas com o trabalho, com a aproximação do fim-de-semana (Hipótese de Distração à sexta-feira). A abordagem holística desenvolvida ao longo deste estudo, tem em consideração a maior limitação do seu estudo, a negligência do ajustamento pós-fecho de mercado, mostrando que a bem documentada reação diferencial do mercado a anúncios de resultados à sexta-feira é um fenómeno apenas presente em anúncios de resultados pós-fecho de mercado. Anúncios de resultados à sexta-feira pós-fecho de mercado estão associados com uma reação imediata substancialmente reduzida tanto para boas notícias como para más notícias, comparativamente com anúncios feitos noutro dia da semana depois do mercado fechar. Nas semanas seguintes, anúncios feitos à sexta-feira pós-fecho de mercado são os únicos que contribuem para a reação atrasada do mercado a notícias negativas anunciadas à sexta-feira. Depois de controlados outros possíveis determinantes deste efeito, evidências apontam para que este seja atribuído em grande parte à heterogeneidade entre empresas, exceto no que diz respeito à reação imediata substancialmente reduzida a notícias negativas. A Hipótese de Distração à sexta-feira defendida por DellaVigna e Pollet (2009) não se verifica.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Kokkonen, Joni
Contributor(s) Fortunato, Diogo Jorge do Vale
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