Document details

Estratégias de motivação para o ensino de Os Maias aos alunos do décimo primeiro ano do ensino profissional : relatório de estágio

Author(s): Barreiro Teijeiro, Maria del Rosario

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20947

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Estratégias; Literatura; Contextualização; Interpretação; Maias; Estrategias; Literatura; Contextualización; Interpretación; Maias; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este trabalho e uma reflexão científico-didática sobre as práticas necessárias para obter o grau de Mestre, como futura professora da disciplina de Língua Portuguesa, realizadas no ano letivo 2013-2014, na Escola Secundaria Sidónio Pais de Caminha, distrito de Viana do Castelo, num curso de nível Secundário, de Ensino Profissional, no décimo primeiro ano. O autor literário selecionado de entre os quatro possíveis do Programa de Português para este ano letivo foi Eça de Queirós e o seu genial romance Os Maias. Dividimos este “Relatório” em cinco capítulos: no primeiro fizemos uma reflexão sobre os escassos hábitos de leitura dos jovens e também sobre a preparação dos professores para leccionarem uma disciplina tão importante para a vida dos alunos. Nos seguintes capítulos abordamos Portugal como tema do romance, a sociedade descrita na obra, as personagens e algumas das características do estilo narrativo do autor. O nosso objetivo pretendido foi despertar o interesse dos alunos por este romance com algumas estratégias como a contextualização histórico-cultural da obra na sua época, a pluralidade de interpretações que possa ter e a atualidade da mesma.

Este trabajo es una reflexión científico-didáctica sobre las prácticas necesarias, para obtener el grado de “mestre”, como futura profesora de la asignatura de Lengua Portuguesa, realizadas el curso escolar 2013-2014, na Escola Secundaria Sidónio Pais, de Caminha, distrito de Viana do Castelo, en un curso nivel Secundario, de Formación Profesional, en el decimoprimer año de escolaridad. El autor literario escogido de entre los cuatro del programa del siglo XIX, correspondientes a este año de escolaridad fue Eça de Queirós y su obra cumbre “Os Maias.” Dividimos este “Relatório” en cinco capítulos: en el primero hacemos una reflexión sobre los escasos hábitos de lectura de los jóvenes y sobre la preparación de los profesores para impartir una asignatura tan importante para la vida de los alumnos. En los cuatro siguientes estudiamos Portugal como tema de la novela, la sociedad descrita en la obra, los personajes y algunas de las características del estilo narrativo del autor. Nuestra pretensión era despertar el interés de los alumnos por esta novela con algunas estrategias como la contextualización histórico-cultural de la obra en su época, la variedad de interpretaciones que pueda tener y la actualidad de la misma.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, José Cândido de Oliveira
Contributor(s) Barreiro Teijeiro, Maria del Rosario
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents