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Economic diplomacy in action : the case of the Embassy of Portugal in the Czech Republic

Author(s): Neiva, Ana Lúcia da Ponte

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/21735

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Diplomacia económica; Investimento direto estrangeiro; Agência de promoção do investimento; Embaixada; Economic diplomacy; Foreign direct investment; Investment promotion agency; Embassy; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A diplomacia económica tornou-se um instrumento-chave para a política externa dos governos e para a promoção dos interesses de um país no exterior. A evolução do conteúdo económico da diplomacia levou à intervenção de novos atores (p. ex., organizações internacionais, empresas multinacionais). Apesar da intervenção de atores não-estatais, existe um forte consenso sobre o impacto global da diplomacia económica através do setor público. Tanto quanto eu poderia descobrir, não existem estudos sobre o papel das embaixadas portuguesas. Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da embaixada Portuguesa, incluindo a delegação local da AICEP na concretização dos principais objetivos da diplomacia económica Portuguesa na República Checa. É adotada uma estratégia de investigação qualitativa, aplicando-se o método de estudo de caso para compreender o papel que ambas as organizações assumem. Informação recolhida durante os 5 meses de estágio e entrevistas a empresas Portuguesas com investimentos na República Checa são as principais fontes de informação. A ausência de uma delegação da AICEP na República Checa levou ao crescente papel da embaixada no apoio às empresas Portuguesas. A falta de recursos humanos na embaixada e a distância geográfica à delegação da AICEP em Varsóvia são consideradas grandes limitações em relação à promoção e ao apoio nas relações bilaterais comerciais e de investimento entre os dois países. Concretizar objetivos de diplomacia económica exige recursos. Após a eficiente utilização dos recursos públicos (combinando os recursos das delegações da AICEP com os das embaixadas), faria sentido aumentar a cooperação com atores privados, tais como as Câmaras de Comércio bilaterais e associações empresariais.

Economic diplomacy has become a key instrument of Governments' foreign policy and of the promotion of a country's interests abroad. The evolution of the economic content of diplomacy led to the intervention of new actors (e.g. international organizations, non-profit organizations). Despite the intervention of non-state actors, there is a strong consensus on the overall impact of economic diplomacy through the public-sector. As far as I could find out, there are no studies about the role of the Portuguese embassies. This work aims to analyse the role of the Portuguese embassy and the local delegation of AICEP in achieving the main goals of Portuguese economic diplomacy in the Czech Republic. A qualitative research strategy is adopted, applying the case study method to comprehend the role assumed by both organizations. Information collected during the 5 months of the internship and interviews of Portuguese firms with investments in the Czech Republic are main sources of information. The absence of a physical presence of the AICEP delegation in the Czech Republic led to the increasing role of the embassy at supporting Portuguese firms. The lack of human resources at the embassy and the geographic distance to AICEP’s delegation in Warsaw are considered to be major constraints regarding the promotion and support of bilateral trade and investment relations between the two countries. The achievement of economic diplomacy goals requires resources. After looking for a greater efficiency in the use of public resources (combining the resources of AICEP delegations with the embassies’ resources) it would make sense increase the cooperation with private actors, such as bilateral Chambers of Commerce and business associations.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Sopas, Maria Leonor Prata Cerqueira Sopas
Contributor(s) Neiva, Ana Lúcia da Ponte
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