Author(s):
Mendes, Carolina ; Alves, José Matias
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/22544
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Cooperação para o Desenvolvimento; Parcerias público-privadas; Novos Atores do Desenvolvimento; Alfabetização; Angola
Description
As reflexões e os dados apresentados nesta comunicação emergem de um trabalho de investigação, ainda em desenvolvimento, sobre novos agentes da cooperação para a desenvolvimento e a sua ação. Pretende descrever e analisar as orientações e políticas de ação, os processos e os resultados do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em Angola desenvolvido por três tipos de instituições, Privadas, Religiosas e ONG, que se constituíram parceiras do estado no âmbito da concretização deste programa. Em suma, perceber quais os impactos da iniciativa e classificar, descrever e entender este tipo de parcerias à luz da Nova Agenda para o Desenvolvimento pós-2015. Através de uma metodologia mista os primeiros dados, recolhidos por questionário numa das instituições (a privada) foram tratados quantitativa-qualitativamente uma vez que se pretendia perceber, para além dos números, as disposições e os pontos de vista dos alfabetizandos de forma a entender (1) quem são as pessoas que a iniciativa alfabetiza, pessoalmente e profissionalmente, (2) as suas opiniões sobre a alfabetização e (3) as expectativas que possuem em relação aos resultados que a alfabetização tem e que possam vir a ter na sua vida.