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Educar para uma ecologia integral : reflexão ética, teológica e didática a partir da unidade letiva “Ecologia e valores” do 8º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica

Author(s): Bártolo, Francisco Carlos Reis de Azevedo Moreira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/22797

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Ecologia integral; Antropocentrismo; Biocentrismo; Ecocentrismo; Antropologia; Ética; Teologia da Criação; Doutrina Social da Igreja; Educação; Católica; Prática de ensino supervisionada; Integral ecology; Anthropocentrism; Biocentrism; Ecocentrism; Anthropology; Ethics; Theology of Creation; Catholic Social Teaching; Laudato Si’; Education; Catholic; Supervised teaching practice; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião


Description

Tendo como ponto de partida o tema “Educar para uma ecologia integral” apresenta-se um conjunto de reflexões que possibilitarão um melhor entendimento da ecologia e das questões éticas, antropológicas e teológicas por ela suscitadas. Neste itinerário abordam-se o antropocentrismo, o biocentrismo, o ecocentrismo, as narrativas bíblicas da criação e caracteriza-se a Doutrina Social da Igreja (DSI) na temática ambiental. A encíclica Laudato Si’ considera que uma ecologia integral carece de uma adequada antropologia. De igual forma uma ecologia integral precisa de uma renovada teologia da criação e requer uma educação integral. Evocando este texto primordial, identificam-se contributos para o tema “Ecologia e valores”, lecionado na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por último apresenta-se a Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa turma da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, contextualiza-se a comunidade escolar e faz-se uma análise reflexiva quanto ao modo como a prática de ensino-aprendizagem foi estruturada e operacionalizada.

Taking the topic “Educating to an integral ecology” as the starting point, a set of reflexions is presented which will enable a better understanding of the ecology and also of the ethical, anthropological and theological issues, which it raises. This itinerary approaches the anthropocentrism, biocentrism and ecocentrism, the biblical accounts of creation and makes a characterization of the Catholic Social Teaching (CST) within the environmental issue. The encyclical Laudato Si’ considers that an integral ecology demands a suitable anthropology. Likewise, an integral ecology needs a renewed theology of Creation and requires an integral education. Recalling this primordial text, contributions can be identified for the issue “Ecology and moral values” taught in the discipline of Catholic Moral and Religious Education. The Supervised Teaching Practice held in a class at the Escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, in Braga is presented, the school community is contextualized and a reflexive analysis of how the practice of teaching-learning was structured and applied.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Varanda, Maria Isabel Pereira
Contributor(s) Bártolo, Francisco Carlos Reis de Azevedo Moreira
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