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O mercado de produção de conteúdos para televisão : estudo do caso português

Author(s): Pinheiro, Gonçalo Ramos de Carvalho da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/23568

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Televisão; Media; Conteúdos; Indústrias criativas; Television; Content; Audiovisual; Creative industries; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

O presente trabalho tem por objeto de estudo a indústria de produção de conteúdos para televisão. Esta dissertação irá abordar as seguintes questões de investigação: qual a dimensão do mercado de produção de conteúdos para televisão; quais as principais medidas de estímulo ao mercado da produção de conteúdos para televisão; e qual a perceção dos produtores de conteúdos para televisão quanto a estas medidas. A indústria de produção de conteúdos para televisão tem sido objeto de escassa atenção na literatura nacional, pelo que existe uma oportunidade para desenvolver estudos sobre a mesma. O desafio será, numa perspetiva exploratória, a prossecução de três objetivos. Primeiramente, realizar a caracterização de um subsetor de relevo nas indústrias criativas. De seguida, sistematizar as principais medidas de estímulo ao mercado da produção de conteúdos para televisão, em Portugal. Por fim, perceber como avaliam os produtores essas mesmas medidas. O presente trabalho prossegue os objetivos acima mencionados através, da realização de um estudo de caso exploratório, ao nível setorial. Foram recolhidos dados de natureza documental, bem como dados obtidos através da administração de um questionário junto de produtores nacionais de conteúdos para televisão. A análise dos dados recolhidos, não obstante algumas limitações reconhecidas, permitiu compreender melhor os desafios que se colocam ao setor, bem como a perceção dos produtores quanto a uma das principais medidas de política pública, nomeadamente as medidas de estímulo ao mercado da produção de conteúdos para televisão. O presente estudo permitiu concluir que, na perspetiva dos produtores, há mudanças a introduzir para facilitar o acesso às medidas de estímulo, tornar o processo de atribuição das mesmas mais transparente e imparcial, e para potenciar a visibilidade e rentabilização internacional dos conteúdos de origem portuguesa.

The television production sector in Portugal is the object of the present work. This dissertation will address the following questions: what is the size of the television content production sector; what are the main measures to stimulate the market of television content production; and what is the perception of television content producers regarding those measures. Currently there is little literature on this subject, so there is an opportunity to develop studies on this topic. The challenge is to explore the television content production as a sub-sector of the creative industries, to systematize the main measures established to further the industry, and to assess the content producers’ perception on the functioning of those measures. These research aims are addressed via an exploratory sectoral case study. Documental and survey data was gathered and analyzed, allowing for the research questions to be answered. Despite its limitations, the study furthered an understanding of sectoral challenges and of actors’ perceptions on measures of public policy targeted to stimulate the television content production sector. This study concludes that, from the producers’ perspective, some changes must be introduced to facilitate access to stimulation measures, make the allocation process more transparent and impartial, and to potentiate the visibility and profitability of portuguese originated content.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lourenço, Ana Isabel Príncipe dos Santos da Silva
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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