Author(s):
Rodrigues, Ana Catarina Aguiar
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/23648
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Partilha de boleias; Consumo colaborativo; Economia da partilha; Carsharing; Collaborative consumption; Sharing economy; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Description
O presente estudo enquadra-se na análise de práticas de consumo colaborativo e economia da partilha. Elegemos como objeto de estudo uma página de Facebook, o grupo fechado "Boleias: Porto-Lisboa ... e ... Lisboa-Porto!!”. Esta investigação teve como objetivos identificar os principais motivos subjacentes à partilha de boleias, bem como os valores associados a esta prática de consumo. Também foi analisado o impacto dos contextos em que o indivíduo se moveu ao longo da sua trajetória de vida e que possam influenciar as suas disposições para a partilha de boleias. Este estudo tem por base o cruzamento de um método quantitativo – a aplicação de um inquérito por questionário – com um método qualitativo – a realização de quatro entrevistas biográficas, que resultaram em quatro retratos sociológicos. A investigação encetada revelou que existem motivações diversas associados à partilha de boleias, desde as motivações económicas, de sociabilidade, ambientais até à solidariedade. Tanto os inquiridos como os entrevistados destacaram a poupança de custos como um fator preponderante na partilha de boleias. Por outro lado, conclui-se também, através da realização das entrevistas, que existem valores materialistas e pós-materialistas associados a esta partilha de boleias.
This thesis focus on the dynamics of collaborative consumption through the study of the Facebook community of carsharing "Boleias: Porto-Lisboa ... e ... Lisboa-Porto!!”. We want to identify the drivers of carsharing as well as the main values of this practice of consumption. We also measured the impact of individual’s history line on the decision of carsharing. We used two different methods: a quantitative one – query to the community users, and a qualitative one – bibliographic interviews that results in four sociological portraits. We found evidences that there are different types of motivations regarding the car sharing such us economic reasons, social needs, environmental awareness and solidarity to others. Both the respondents and interviewed ones highlight the costs saving as the main driver for this collaborative act. On the other hand, we conclude that exist materialistic and post-materialistic values regards the car sharing.