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A comunicação com o doente oncológico em situação crítica e sua família

Author(s): Reis, Hugo Garcia da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/23813

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Enfermeiro especialista; Competências; Doente oncológico em situação crítica; Família; Comunicação; Specialized nurse; Skills; Oncological patient in critical condition; Family; Communication; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O presente documento apresenta-se como um relatório que pretende, de forma crítica e reflexiva, descrever as competências desenvolvidas como enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica ao longo de um percurso metodológico formativo. Para tal, foi definido um tema-matriz: “A comunicação com o doente oncológico em situação crítica e sua família”, coadunável com a própria práxis quotidiana do enfermeiro. A sua formulação foi assumida, por conseguinte, como o mote para o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticas, comportamentais e relacionais na prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica. Para tal, o tema principal foi aprofundado através de uma abordagem tridimensional ao longo dos vários estágios vocacionados para a prática clínica - realizados no intuito de desenvolver competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. Sendo assim, foram realizadas três abordagens especializadas ao tema-matriz: em Unidade de Cuidados Intensivos (módulo II – Cuidados Intensivos/ Intermédios), em situações de urgência/ emergência (módulo I – Serviços de Urgência), assim como em fase de tratamento ativo (módulo Opcional) - referente à realização de estágio num Hospital Dia de Quimioterapia. Foram desenvolvidas, por este meio, várias competências edificadas num constructo definido concomitantemente através de três eixos fundamentais: o eixo da prática clínica, o eixo da reflexão crítica e o eixo da formação em contextos clínicos. O mesmo foi apenas possível através da criação de uma terceira tríade: a pedagógica. Sendo assim, foi através desta última tríade que o próprio discente, num processo de tomada de consciência de si próprio como enfermeiro especialista, foi guiado e orientado por um docente orientador e por vários enfermeiros que rumaram continuamente (e em parceria) com o intuito de desenvolver uma nova construção pessoal e profissional: a de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica.

The following report aims to describe, in a critical and reflexive manner, the skills developed by the specialist nurse in medical-surgical nursing throughout the academic methodological formation. In order to achieve that it was defined a main theme: “The communication with the oncological patient in critical condition and his family”, which relates to nursing daily practice. It was formulated as a starting point to the development of scientific, technical, ethical, behavioural and relational skills during the specialized practice of nursing care to the person in critical condition. To do so, the main theme was established due to a three-dimensional approach that took the length of several clinical practices, undergone in the pursuit of developing specialized skills in medical-surgical nursing. To accomplish this, there were three specialized approaches to the main theme: in an Intensive Care Unit (module II – Intensive/Intermediate Care), in urgency/emergency situations (module I – Urgency Service), and in an active treatment stage (optional module) – clinical practice in a Chemotherapy Day Care Unit. Several skills were developed in a learning construct grounded in three intertwined fundamental axis: clinical practice axis, critical reflection axis, and formation in clinical settings axis. This was only possible thanks to the creation of a third triad: the pedagogical. It was through this triad that the student, in a process of increasing self-awareness of himself as specialist nurse, was guided and coached by a tutoring teacher and by several nurses that constantly aimed to create, in partnership with the student, with the aim of developing a new personal and professional construction: a Specialized Nurse in Medical-Surgical Nursing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rabiais, Isabel Cristina Mascarenhas
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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