Author(s):
Ferreira, João Filipe Martins
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/23832
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Pensamento crítico; Estética musical; Interdisciplinaridade; Formação musical; Análise e composição musical; Critical thinking; Musical aesthetics; Interdisciplinary; Music education; Musical analysis and composition; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Description
Este Projeto de Intervenção Pedagógica é centrado no contexto musical da aprendizagem da FM e da ATC, procurando refletir na relação entre ambas as disciplinas, fomentando o pensamento crítico e estimulando as potencialidades de uma linguagem artística, criativa e natural. Amplia-se a experiência analítica da ação, ao nível educativo, pondo em perspetiva o universo da obra de arte e do artista, do músico e do intérprete, orientados para uma linguagem musical unificada. Desta forma, é pretendida a exploração, partindo de um grupo alvo do Ensino Artístico Especializado da Música, na AMSFV, em Portugal, procurando refletir sobre de que modo a disciplina de FM (Ensino Básico), pode potenciar a aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina de ATC (Curso Secundário), em oposição ao processo de formação que tantas vezes resulta numa postura fechada aos estímulos intrínsecos e extrínsecos do universo musical.
This Project focuses on the musical learning context of FM and ATC, seeking to reflect on the relationship between both disciplines, fostering critical thinking and stimulating the potential of an artistic, creative and natural languages. It broadens the analytical experience of action, in music education, putting in perspective the universe of the work of art and the artist, the musician and the interpreter, oriented to a unified musical language. Thus, it aims to research, starting from a target group of the AMSFV, in Portugal, trying to reflect on how the FM (6th grade) discipline can enhance the learning of the syllabus contents of ATC (10th grade), avoiding a closed position to the intrinsic and extrinsic stimuli of the musical universe.