Document details

Relatório da prática profissional e projecto de intervenção : aplicações práticas para o aprofundamento da noção de obra de arte

Author(s): Ferreira, João Filipe Martins

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/23832

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Pensamento crítico; Estética musical; Interdisciplinaridade; Formação musical; Análise e composição musical; Critical thinking; Musical aesthetics; Interdisciplinary; Music education; Musical analysis and composition; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

Este Projeto de Intervenção Pedagógica é centrado no contexto musical da aprendizagem da FM e da ATC, procurando refletir na relação entre ambas as disciplinas, fomentando o pensamento crítico e estimulando as potencialidades de uma linguagem artística, criativa e natural. Amplia-se a experiência analítica da ação, ao nível educativo, pondo em perspetiva o universo da obra de arte e do artista, do músico e do intérprete, orientados para uma linguagem musical unificada. Desta forma, é pretendida a exploração, partindo de um grupo alvo do Ensino Artístico Especializado da Música, na AMSFV, em Portugal, procurando refletir sobre de que modo a disciplina de FM (Ensino Básico), pode potenciar a aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina de ATC (Curso Secundário), em oposição ao processo de formação que tantas vezes resulta numa postura fechada aos estímulos intrínsecos e extrínsecos do universo musical.

This Project focuses on the musical learning context of FM and ATC, seeking to reflect on the relationship between both disciplines, fostering critical thinking and stimulating the potential of an artistic, creative and natural languages. It broadens the analytical experience of action, in music education, putting in perspective the universe of the work of art and the artist, the musician and the interpreter, oriented to a unified musical language. Thus, it aims to research, starting from a target group of the AMSFV, in Portugal, trying to reflect on how the FM (6th grade) discipline can enhance the learning of the syllabus contents of ATC (10th grade), avoiding a closed position to the intrinsic and extrinsic stimuli of the musical universe.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Nuno Luís Caçote da
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents