Document details

As potencialidades das TIC ao serviço do exercício dos cargos de gestão intermédia do ensino profissional

Author(s): Bichinho, Ricardo Jorge Antunes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/24002

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Diretor de turma; Diretor de curso; Coordenador dos diretores de turma e curso; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); Ensino profissional; Class director; Course director; Classroom and course director coordinator; Information and Communication Technologies (ICT); Vocational education; Inovação educativa; Educational Innovation; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Neste trabalho destacamos o contributo das Tecnologias de Informação (TIC) e Comunicação, no trabalho docente, mas principalmente como promotoras de colaboração entre os professores, oferecendo novas oportunidades no trabalho realizado. Destacamos o papel da escola enquanto organização que necessita de regular e redefinir as relações de trabalho que se estabelecem no seu interior, caminhando no sentido da criação de uma cultura colaborativa, devendo para isso contar com lideranças intermédias dinâmicas e impulsionadoras desse desenvolvimento. A articulação entre estas estruturas de gestão intermédia e a natureza dessas relações são a chave para estimulação dos seus pares e para a criação de uma cultura de comunidade aprendente, no contexto do Ensino Profissional em Portugal e da atividade relacionada com o exercício dos cargos de gestão intermédia, nomeadamente o perfil de competências de cada um destes cargos. Este estudo resultou das dificuldades sentidas por vários Diretores de Turma e de Curso do Ensino Profissional, da Escola Secundária Campos Melo, no exercício das suas funções. Constituiu o seu principal objetivo melhorar a perceção da forma como os docentes encaram o uso das TIC no âmbito do trabalho docente e no âmbito das funções relacionadas com os cargos de gestão intermédia. Pretendemos dar resposta, essencialmente às seguintes questões: (i) Qual a natureza das dificuldades que os líderes intermédios evidenciam no desempenho dos seus cargos? (ii) De que forma um ambiente de trabalho associado às novas tecnologias influencia o interesse dos líderes intermédios, face ao desempenho dos seus cargos? O estudo realizado seguiu uma abordagem de investigação quantitativa (inquéritos por questionário online), que decorreu entre fevereiro a maio de 2016 na Escola Secundária Campos Melo, onde foi aplicado um inquérito online a 94 docentes da escola. Depois de uma análise descritiva dos dados do inquérito, concluímos que: (i) O desempenho dos cargos de gestão intermédia, Diretor de Turma e Diretor de Curso é difícil, especialmente no que se refere ao desempenho das funções burocráticas e administrativas. (ii) Os docentes revelam interesse em conhecer uma plataforma web que lhes permita desempenhar os cargos de gestão intermédia com maior rapidez e eficácia, que lhes facilite o acesso rápido ao legislado e regulamentado. Afigura-se-nos que a criação de uma plataforma web, que facilite a legislação e os regulamentos relacionados com os cargos de gestão intermédia poderá ser útil, principalmente quando a inovação emerge das necessidades da escola, mas terá de ser complementada com a criação de uma verdadeira cultura de aprendizagem e de colaboração entre estes líderes, capazes de articular e partilhar interesses e conhecimentos.

In this work, we highlight the contribution of Information and Communication Technology (ICT) in teaching work, but mainly as promoters of collaboration among teachers, offering new opportunities in their work. We emphasize the role of the school as an organization that needs to regulate and redefine the work relationships that are established within it by moving towards the creation of a collaborative culture, and for this purpose dynamic intermediaries and drivers of this development. The articulation between these intermediary management structures and the nature of these relationships are the key to stimulate their peers and to create a culture of learning community in the context of professional education in Portugal and the activity related to the exercise of Intermediate Management positions namely the competency profile of each of these positions. This study has resulted from the difficulties experienced by several Class and Course Directors of Professional Education Courses in Campos Melo Secondary School, in the performance of their duties. Its main objective is to improve the perception of how teachers face the use of ICT in the context of teaching work as well as in the functions related to intermediate management positions. We intend to answer essentially the following questions: (i) What is the nature of the difficulties that the intermediate leaders show in the performance of their positions? (Ii) In what way does a work environment, associated with new technologies, influence the interest of the intermediate leaders in the performance of their positions? This study has followed a quantitative research approach (questionnaire surveys online), which has run from February to May 2016 at Campos Melo Secondary School, where an online survey was applied to 94 school teachers. After a descriptive analysis of the survey data, we have concluded that: (i) The performance of intermediate management positions, Class Director and Course Director is difficult, especially the bureaucratic and administrative functions. (Ii) Teachers are interested in knowing a web platform that will allow them to perform intermediate management positions more quickly and efficiently, thus facilitating their rapid access to the legislated and regulated Documents. It seems to us that creating a web platform that facilitates legislation and regulations related to intermediate management positions can be useful, especially when innovation emerges from the needs of the school. However, it will have to be complemented with a true culture of learning and collaboration among these leaders, capable of articulating and sharing interests and knowledge.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira Castro
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents