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Ferramentas da Web 2.0 na disciplina de Educação Visual : um estudo de caso

Author(s): Contas, Maria João Quadrado

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/24059

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Web 2.0; Tecnologias educativas; Recurso educativo digital; Ensino das artes visuais; Aprendizagem construtivista; Motivação; Trabalho colaborativo; Criatividade; Educational technologies; Digital educational resource; Visual arts education; Constructivist learning; Collaborative work; Creativity; Technologies éducatives; Recours éducatif digital; Enseignement des arts visuels; Apprentissage constructiviste; Motivation; Travail collaboratif; Créativité; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Esta investigação resulta da necessidade de mudança nas práticas letivas para uma escola da informação e do conhecimento, um espaço que se deseja interessante, inovador e de vanguarda. A Web 2.0 é, hoje, um meio privilegiado de comunicação e acesso à informação ao qual a escola não pode ficar indiferente. Neste estudo de caso pretendeu-se analisar, em contexto de sala de aula, o impacto que a utilização de ferramentas da Web 2.0 tem nos métodos de ensino da professora e na aprendizagem dos alunos e o grau de interesse e motivação por eles demonstrado na realização das atividades propostas na disciplina de Educação Visual. Procurou-se descrever uma intervenção educativa, utilizando algumas ferramentas da Web 2.0, avaliar os processos de trabalho e os produtos finais dos alunos ao longo da intervenção. A conceção, execução e produção online de uma Banda Desenhada e de um Áudio - Guia constituíram as propostas de trabalho, desenvolvidas num ambiente de aprendizagem construtivista. Este estudo de caso foi implementado com uma turma de alunos do 3.º ciclo do ensino básico com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade. Da análise dos dados, provenientes de diferentes técnicas e instrumentos de recolha, concluiu-se que as tecnologias digitais interativas possibilitaram incorporar novas práticas letivas na disciplina de Educação Visual. Como suporte e estímulo à aprendizagem, as ferramentas da Web 2.0, tiveram importantes efeitos motivacionais nos alunos, facilitaram e agilizaram técnicas, procedimentos e promoveram o trabalho colaborativo no desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos.

This research stems from the need for change in the teaching practice for a knowledge and information school, an area we want to be interesting, innovative and cutting edge. Web 2.0 is, today, a privileged means of communication and access to information to which school cannot remain indifferent. In this case study we intended to analyze, in the context of the classroom, the impact that the use of Web 2.0 tools have on the teaching methods and the students’ learning and also the degree of interest and motivation demonstrated by them in carrying out proposed activities in the school subject of Visual Arts. We tried to describe an educational intervention using some Web 2.0 tools, evaluate the work processes and the final products of the students during the intervention. The conception, execution and online production of a Comic Strip and an Audio-Guide were the work proposals, developed in a constructivist learning environment. This case study was carried out with a class of students from the Secondary Education, aged between 13 and 15 years old. The analysis of data from different techniques and instruments for data collection, in this research, led to the conclusion that interactive digital technologies have enabled the incorporation of new teaching practices in the subject of Visual Arts. As a support and stimulus to learning, the Web 2.0 tools had important motivational effects on students, facilitated and streamlined techniques and procedures, and promoted the collaborative work in the development of tasks carried out with the students.

Cette investigation résulte de la nécessité de changer les méthodes et la praxis des enseignants et a pour but la création d’une école de l’information et de la connaissance, un espace qui se veut intéressant, innovateur et d’avant-garde. La Web 2.0 est, aujourd’hui, un moyen privilégié de communication et d’accès à l’information. L’Ecole ne peut pas l’ignorer ou même se maintenir l’indifférente à son égard. Dans cette étude nous voulons analyser, dans le contexte de la salle de classe, l’impact que l’utilisation des outils de la Web 2.0 a sur les méthodes de l’enseignement utilisées par le professeur et sur l’apprentissage des élèves, le niveau d’intérêt et la motivation que ceux-ci manifestent dans la réalisation des activités proposées dans la discipline d’Education Visuelle. On a cherché à décrire une intervention éducative en utilisant quelques outils de la Web 2.0, à évaluer les procédés, les méthodes de travail et le produit final développé par les élèves tout au long du processus. Aux élèves a été proposée la conception, l’exécution et la production online d’une Bande Dessinée et d’un Audio-Guide, tout cela réalisé dans une ambiance d’apprentissage constructiviste. Cette étude a eu lieu avec une classe d’élèves âgés de 13 à 15 ans, du 3ième cycle de l’enseignement obligatoire. Nous pouvons conclure, d’après l’analyse des données provenant de différentes techniques et instruments de collecte de données, dans la recherche, que les technologies digitales interactives permettent l’incorporation de nouvelles praxis dans l’enseignement de la discipline d’Education Visuelle. Les outils de la Web 2.0, en tant que support et stimulus à l’apprentissage, ont motivé fortement les élèves, ont rendu plus agiles les techniques, ont facilité les procédés utilisés et ont encouragé le travail collaboratif dans le développement des activités réalisées par les élèves.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Andrade, António
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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