Author(s):
Soares, Bárbara Sofia Campos Maia e Carvalhinho
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/24175
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Século XVI; Grão Vasco; Técnica pictórica; Reflectografia de infravermelho - Osíris; Radiografia; Micro-amostragem; 16th century; Pictorial technique; Infrared reflectography – Osíris; Radiography; Microsampling; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Description
Este trabalho analisa os materiais, caracterizando as técnicas de execução de quarenta e nove pinturas sobre madeira associadas ao mestre da Escola de Viseu, Vasco Fernandes, pintor que viveu e trabalhou durante, pelo menos, quarenta anos (1501-1542) associado a essa cidade. Num total de cinquenta e três obras consideradas – analisadas e amostradas -, distribuídas pelos distritos de Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Bragança e Évora, este núcleo aqui em estudo foi analisado in situ sob vários tipos de radiação, entre as quais reflectografia de infravermelho e radiografia. Recolheram-se micro-amostras que foram, por um lado, montadas em cortes estratigráficos e examinadas com microscopia óptica, por outro lado, analisadas por μ-FTIR, SEM-EDS, HPLC, Py-GC-MS e μ-Raman. Identificaram-se cargas, aglutinantes, pigmentos e corantes das camadas de preparação, do desenho subjacente e dos estratos de cor, caracterizando-se a técnica de execução, a nível dos estratos pictóricos, destas pinturas. Os materiais usados inserem-se na prática nacional coetânea. As preparações, ora em carbonato de cálcio, ora em sulfato de cálcio, aglutinadas em adesivo proteico foram, recorrentemente, sobrepostas por uma imprimitura sob a qual (na sua existência) tinha sido realizado o desenho subjacente, executado com carvão vegetal. Analisou-se um aglutinante de base oleosa nos estratos de cor, distinguido como sendo óleo de linho, e identificaram-se os pigmentos branco de chumbo, o amarelo de chumbo e estanho, ocres, o vermelhão, a azurite, carvão vegetal e, nas lacas vermelhas, os corantes extraídos da cochinilha e garança, detectados em algumas velaturas, essencialmente. Os resultados obtidos veiculam um novo conhecimento sobre a oficina de Grão Vasco, possibilitando futuras comparações, evidenciando os materiais e as técnicas da execução pictórica do seu processo criativo e construtivo, que determinam os pontos de contacto e de diferenciação entre estas pinturas.
The present thesis analyse the materials, enlightening the technics in the execution of 49 paintings on wood, associated to the Master of the school of Viseu, Vasco Fernandes, painter that lived and worked during, at least, 40 years (1501-1542) Considering 53 paintings, analysed and sampled, present on the districts of Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Bragança and Évora, this core of 35 paintings were analysed in situ under several types of exams, among them, infrared reflectography and radiography. Micro samples were collected and assembled in stratigraphic layers and examined with an optical microscope and analysed by μ-FTIR, SEM-EDS, HPLC, Py-GC-MS and μ-Raman. The pictorial technique is oil and the pigments and mixes used in order to obtain the diferente colours are the most frequent in Renaissance art. Complementary analytical research also added a new insight into Grão Vasco workshop, allowing future comparisons, enlightening the materials used and techniques of pictorial construction procedures that could specifically relate or distinguish them.