Document details

As Origens : análise da UL 1 do 7º ano do ensino básico e secundário

Author(s): Lemos, Isabel Maria Venade de

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/25732

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Origens; Sentido da vida; Géneros literários; Mitos de origem; Currículo; Educação integral; Origins; Sense of life; Literary genres; Origins myths; Curriculum; Whole comprehensive education; Orígenes; Sentido de la vida; Géneros literários; Mitos de Origen; Educación Integral; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião


Description

Este trabalho trata de analisar a UL1 do 7º ano da disciplina de EMRC “As Origens”. Apresenta uma reflexão sobre a questão das origens, sob o ponto de vista bíblico-teológico e pedagógico-didático tendo presente os aspetos curriculares. Esta parte das questões da linguagem, da existência de diferentes géneros literários, e dos mitos de origem e mostra as suas implicações no modo de dizer e apresentar a mensagem sobre as origens. Ontem como hoje, as origens, abrem um caminho para o sentido da vida que vai de encontro à educação integral que se pretende oferecer a cada aluno, possibilitando o desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa.

This paper tries to analyze the UL1 of the 7th year of the discipline of EMRC, "The Origins". It presents a reflection on the question of origins, from a biblical-theological and pedagogical-didactic point of view, bearing in mind the curricular aspects. This part of the questions of language, the existence of different literary genres and the myths of origin, shows its implications in the way of saying and presenting the message about origins. Yesterday as today, the origins open a path for the meaning of life that meets the whole comprehensive education that is intended to offer each student, enabling the development of all dimensions of the person.

Este trabajo busca analizar la UL1 de 7º año de la disciplina de EMRC “Los Orígenes”. Presenta una reflexión sobre la cuestión de los orígenes, a partir de una perspectiva bíblico-teológica e pedagógico-didáctica teniendo presentes los aspectos curriculares. Esta parte de las cuestiones del lenguaje, de la existencia de diferentes géneros literarios, e de los mitos de origen y muestra sus implicaciones en el modo de decir y presentar el mensaje sobre los orígenes. Ayer y hoy, los orígenes, abren un camino para el sentido de la vida que va de encuentro a la educación integral que se pretende ofrecer a cada alumno, posibilitando el desarrollo de todas las dimensiones de la persona.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, José Carlos da Silva
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents