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Dating à chinesa : padrões de selecção de cônjuge e a comercialização do casamento na China contemporânea refletidos no Programa de Encontros Fei Cheng Wu Rao 非诚勿扰

Author(s): Zhou, Shenglan

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/25755

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): If You Are the One; Encontros combinados; Valores matrimoniais; Comercialização de casamento; Arranged dating; Marital values; Commercialization of marriage; Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades


Description

Os programas de encontros combinados desde há várias décadas tem constituído um segmento importante da indústria de entretenimento de todo o mundo. Na China, a tradição de casamentos arranjados tem mais de mil anos de história. Na década de 1980, surgiram na televisão chinesa os primeiros programas deste género e, desde então, têm ganhado cada vez mais atenção do público chinês, tanto pela sua natureza de entretenimento como pela importância do casamento na cultura chinesa. Um dos programas mais representativos deste género é o programa do canal Jiangsu TV, chamado If You Are the One. Pouco tempo depois da sua estreia, este programa tornou-se num dos programas televisivos mais populares da China, pois os valores matrimoniais e os tópicos discutidos no mesmo têm gerado grandes debates na sociedade chinesa. A presente dissertação pretende apresentar os debates mais populares relacionados com este programa, tais como os valores matrimoniais dos chineses de classes sociais diferentes e a comercialização de relações românticas do século XXI. A análise empírica feita neste trabalho sobre as questões acima indica que existem diferenças nos critérios de parceiras ideais entre os trabalhadores migrantes, a classemédia, as elites sociais e também entre chineses continentais e chineses ultramarinos. Além disso, existe ainda uma grande diferença de posições entre os dois géneros, pois as solteiras no mercado matrimonial têm, em geral, mais vantagens e escolhas do que os solteiros. Quanto à questão de comercialização de relações românticas, o presente trabalho argumenta que este fenómeno não é apenas algo que surgiu depois da política de Reforma e Abertura no fim da década de 1970, mas que existe uma tradição de comercializar o casamento e demonstrar a seriedade de uma relação amorosa com bens valiosos desde a China antiga e imperial. Porém, a economia de mercado também tem criado novas formas da comercialização de relações amorosas na China do século XXI.

The reality dating programs have constituted an important segment of entertainment industry over several decades around the world. In China, the tradition of arranged marriages has a history of more than one thousand years. In the 1980s, the first Chinese dating program was aired on television, and since then, programs of this genre have gained increasing attention from the Chinese audience, both for their entertainment nature and for the importance of marriage in Chinese culture. One of the most representative programs of this genre in China is If You Are the One, aired on Jiangsu TV. Shortly after its debut, this program has become one of China's most popular TV shows, as marital values and other topics discussed in the program have generated major debates in Chinese society. This dissertation aims to present the most popular debates related to the program, such as the marital values of the Chinese people from various social classes and the commercialization of romantic relationships in the 21st century. The empirical analysis made in this paper on the above questions indicate that there are differences between the criteria of ideal spouses among migrant workers, the middle class, social elites and also between continental Chinese and overseas Chinese. Besides, there is also a big difference between the two genders, since single women in the marital market have, in general, more advantages and choices than single men. As for the commercialization of romantic relationships, this dissertation argues that this is not only a phenomenon that emerged after the ‘Reform and Opening-up’ policy by the end of 1970s, but that there is also a strong tradition of commercializing marriages and demonstrating the seriousness of romantic relationships with valuable goods since ancient and imperial China. However, the market economy has also created new ways of commercializing romantic relationships in the 21st century China.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barrento, António Eduardo Hawthorne
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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