Document details

O papel do Diretor de Turma na relação escola-família num contexto de autonomia da escola

Author(s): Nascimento, Paula Maria Monteiro do

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/27851

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Organização; Modelos organizacionais; Autonomia; Diretor de Turma; Relação escola-família; Envolvimento parental; Sucesso educativo; Organization; Organizational models; Autonomy; Class Head Teacher; Relation school-family; Parental involvement; Academic success; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este trabalho decorre de um questionamento permanente que perpassa o nosso trajeto profissional em que desempenhámos o cargo de diretor de turma num período de crescente autonomia da escola e de sucessivas mudanças organizacionais. A motivação inicial emergiu também da vivência ambivalente e inquietante da função de diretor de turma, que fomos exercendo entre o discurso normativo e funcional da escola/Tutela e as tomadas de decisão e resoluções singulares inerentes às particularidades e idiossincrasias dos diferentes grupos turma e respetivas comunidades familiares e locais, com os quais interagimos em diferentes anos e zonas do país. O estudo foi estruturado em duas partes: a primeira, mais teórica, de enquadramento da problemática, mobilizando os contributos de vários autores e convocando os normativos legais, a segunda, mais prática, de apresentação dos contextos do estudo e explicitação das experiências pedagógicas e comunitárias. Na primeira parte desenvolvemos quatro pontos estruturantes e complementares: começámos pela interpretação da escola enquanto organização, desenvolvemos os modelos de escola que servem de respaldo à problemática: o modelo burocrático, o modelo político e o modelo comunitário/colegial; prosseguimos a análise pelos trilhos da autonomia da escola numa perspectiva diacrónica de produção legislativa e interpretação concetual de vários autores; caraterizámos e problematizámos o perfil multifuncional do diretor de turma e refletimos a relação dinâmica entre Escola- Família, mediada pelo diretor de turma, tendo em vista a promoção do sucesso educativo dos alunos. Na segunda parte apresentámos e caraterizámos o meio socioeconómico, histórico e cultural, o agrupamento de escolas e a turma, bem como referenciámos o projeto de escola focalizado na interação Escola-Família e o Projeto Curricular de Turma, cuja ação concertada do conselho de turma, diretora de turma e representantes/ encarregados de educação foi nuclear no sucesso educativo dos discentes. Finalizámos o estudo com a reflexão crítica da realidade complexa e compósita que é atualmente a escola e os consequentes e emergentes desafios que se colocam aos professores, em particular aos diretores de turma, nomeadamente o estabelecimento de uma interação profícua com os docentes da turma, os pais/encarregados de educação e os parceiros locais na conceção, implementação e avaliação de projetos inter e transdisciplinares, no âmbito da autonomia curricular concedida.

This work results from a constant questioning that has been present throughout our professional path in which we fulfilled the role of class head teacher in a period of growing autonomy of the school and of successive organizational changes. The initial motivation surfaced of the ambivalent and worrying experience of being a class head teacher whose functions have been executed according to the prescriptive and functional approach of the school/ tutelage and the daily single decisions which are taken according to the peculiarities and idiosyncrasies of the different groups, different classes and respective families and local communities, with which we interact in different years and parts of the country. The study was structured in two parts: the first one, is more theoretical, it frames the issues, mobilizing the contributions of several authors and the knowledge of the laws and policies. The second part, is more practical, where the context of the study and clarification of the pedagogic and communitarian experiences is presented. In the first part we develop four structuring and complementary points: the interpretation of school while organization, we develop the models of school that serve of backrest to the issues: the bureaucratic model, the political model and the communitarian model. We continue the analysis by the rails of the autonomy of schools in a diachronic perspective of legislative production and conceptual interpretation of several authors; characterizing and identifying the multifunctional profile of the class head teacher. We also reflect upon the dynamic relation between School-family mediated by the class head teacher, bearing in mind the promotion of the academic success of the pupils. In the second part we present and characterize social economic and cultural context of the group of schools and the class. We also make reference to the school project focused in the interaction School-Family and the curricular class project, which is adjusted by the action of the class teachers, the class head teacher and representatives of the parents. This was imperative in the academic success of the pupils. We finished the study with the critical reflection of the complex and varied reality of what the school is presently and the consequent and emergent challenges that are brought upon to the teachers, specially to the class head teachers. Some the challenges are the establishment of a useful interaction with the class teachers, the parents and local partners in the conception, implementation and evaluation of inter and trans disciplinary projects in the context of the given curricular autonomy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Contributor(s) Nascimento, Paula Maria Monteiro do
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents