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A exploração comunicativa como instrumento de construção identitária e cultural

Author(s): Gonçalves, Ana Teresa Fonseca Melo

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/33412

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Exploração comunicativa; Creche; Pedagogia-em-participação; Documentação pedagógica; Investigação praxeológica; Explorational communication; Chilcare context; Pedagogy-in-participation; Pedagogical documentation; Praxeological research; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Esta Dissertação apresenta um estudo de investigação praxeológica sobre a exploração comunicativa das crianças dos 0 aos 3 anos. Assumindo-se como um estudo subjetivo, articula os fundamentos teóricos da investigação em educação com a experiência profissional vivida com um grupo de crianças em contexto de creche, durante três anos. A investigação ambicionou compreender o valor de um ambiente educativo promotor da exploração e da comunicação das crianças nestas idades. A partir dos instrumentos e procedimentos de investigação escolhidos, bem como do modo como foi percecionada esta realidade de prática, fundamentada na Pedagogogia-em-Participação, são descritas e interpretadas as conceções profissionais e o estilo de mediação adotado pela equipa. Finalmente são tecidas considerações sobre as diversas vertentes da intervenção investigativa, com especial ênfase colocado nas aprendizagens alcançadas neste processo.

This Dissertation presents a study of praxeological research about the communicative exploration of children aged 0 to 3 years old. Assuming itself as a subjective study, it articulates the theoretical fundamentals of educational research with the professional experience acquired with a children's group in chilcare context, during 3 years. The investigation ambitioned to understand the value of an educational environment that promotes exploration and communication of children aged in this range. With the instruments and investigational procedures chosen, as well as how the results of undergoing this methodology were perceived, fundamented in Pedagogy-in-Participation, the professional conception is both described and interpreted, just like the mediation style adopted by the team. Finally, the considerations related to the diverse aspects of the interventional investigation are constructed, with a special emphasis placed on the knowledge acquired during this process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto de
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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