Document details

O desenvolvimento moral na adolescência : uma aproximação pedagógica à Unidade Letiva 3 do 7.º ano : riqueza e sentido dos afetos

Author(s): Félix, Diana Sofia Silva

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/41587

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Mestrado em Ciências Religiosas; Prática de ensino supervisionada; Educação Moral e Religiosa Católica; Adolescência; Desenvolvimento moral; Psicologia; Sociologia; Master’s in Religious Sciences; Supervised teaching practice; Catholic Moral and Religious Education; Adolescence; Moral development; Psychology; Sociology; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião


Description

O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, tem como propósito relatar as experiências vivenciadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando, igualmente, uma análise reflexiva sobre o impacto que a PES teve no meu desenvolvimento e na minha aprendizagem, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Todo o trabalho desenvolvido aquando da PES orientou-se pelo objetivo de aferir de que forma a disciplina de EMRC poderá contribuir para o desenvolvimento moral na adolescência. Neste seguimento, conseguimos constatar que a disciplina de EMRC surge como um lugar privilegiado para o desenvolvimento moral dos adolescentes, na medida em que adotando estratégias adequadas permite que os alunos dialoguem, reflitam e tomem consciência do que é, efetiva e moralmente, correto. Para além da disciplina de EMRC existem outros fatores que poderão contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes no que às questões morais diz respeito. Desta forma, o presente trabalho apresentará e refletirá sobre estudos realizados no âmbito da psicologia, sociologia e expostos em alguns documentos do magistério, os quais, também, nos mostram de que forma se processa o desenvolvimento moral na adolescência. Este trabalho pretende, num último momento, realçar uma proposta didática que, envolvendo alunos, professores e a comunidade educativa, possa proceder a uma reformulação da unidade letiva (UL) explorada, expressando, através da mesma e de um modo mais concreto, o desenvolvimento moral na adolescência.

The present work, carried out within the scope of the Master in Religious Sciences, aims to report the experiences lived during the Supervised Teaching Practice (PES), also presenting a reflective analysis of the impact that PES had on my development my learning as a teacher of Catholic Moral and Religious Education (EMRC). All the work carried out during the PES is guided assessing how the EMRC discipline can contribute to moral development in adolescence. In this follow-up, I observed that the EMRC discipline emerges as a privileged place for the moral development of adolescents, insofar as it enables the adoption of strategies that enable students to dialogue, reflect and become aware of what is, effectively and morally, correct. In addition to the EMRC discipline, other factors may contribute to adolescents development in terms of moral issues. In this way, the present work will present and reflect on studies carried out in psychology and sociology and exposed in some teaching documents, which also show us how moral development in adolescence is processed. This work intends, at the last moment, to highlight a didactic proposal that, involving students, teachers and the educational community, can carry out a reformulation of the taught unit (UL) explored, expressing, through it and in a more concrete way, the development morality in adolescence.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo