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A saúde mental no ciclo vital

Author(s): Pinto, Rita Durães

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/8688

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Enfermagem; Saúde mental; Psiquiatria; Comunidade; Ciclo de vida; Nursing; Mental health; Psychiatry; Community; Life cycle


Description

A Organização Mundial de Saúde define saúde, desde a Assembleia Mundial de Saúde de 1983, como “um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual, e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. De estes elementos, a saúde mental tem, historicamente, vindo a assumir um papel de menor relevância no que diz respeito ao planeamento e implementação de políticas de saúde um pouco por todo o mundo, quando comparada ao investimento na saúde e doença físicas e na componente social. Na verdade, o conhecimento de que todas estas dimensões estão intimamente relacionadas realça a importância da promoção da saúde e da prevenção da doença mental, quer primária, quer secundária e terciária. A Unidade Curricular de Estágio permitiu o desenvolvimento de competências profissionais na área da Enfermagem de Saúde Mental em todas as fases do ciclo vital e nos três níveis de prevenção. Permitiu, ainda, desenvolver competências tendo em conta as necessidades específicas de diferentes grupos vulneráveis, como sendo populações vulneráveis da cidade do Porto – idosos em situação de isolamento, profissionais do sexo, toxicodependentes - em articulação com a Organização Não Governamental Médicos do Mundo (MdM), adultos em crise por doença psiquiátrica aguda, no Hospital de Magalhães Lemos (HML), no serviço de internamento de adultos residentes na área geográfica de Matosinhos, e, ainda, crianças e jovens em risco, seus familiares e cuidadores, numa óptica comunitária, no Projecto Integrado de Apoio à Comunidade (PIAC) do IDT, I.P. O presente relatório adopta uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, procurando contextualizar teoricamente a importância de cada local de estágio na aquisição de competências especializadas, no âmbito do saber, do saber fazer, e do saber ser, ao longo do estágio, na área específica da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.

The World Health Organization defines health, since the World Health Assembly in 1983, as “a complete state of physical, mental and social well-being, and not merely the absence of disease or infirmity.” Of all these factors, mental health has historically been playing a less important role with regard to planning and implementation of health policies all over the world, when compared to the investment in physical health, disease and in the social component. Indeed, the knowledge that all these dimensions are closely related, stresses the importance of health promotion and prevention of mental illness, either primary, secondary or even tertiary. The curriculum unit Internship allowed the development of skills in the area of Mental Health Nursing, in all life cycle phases, and in all three levels of prevention. It also allowed the development of expertise with regard to the specific needs of different vulnerable groups, such as vulnerable population of Oporto city – the elderly in isolation, sex workers and drug addicts – in conjunction with nongovernmental organization Médecins du Monde (MdM), adults in crisis for acute psychiatry illness, in Magalhães Lemos Hospital (HML), in a service that provides care to adult residents of the geographic area of Matosinhos; and even children and youth at risk, their families and caregivers, in a community perspective, in collaboration with the Integrated Project of Community Support (PIAC) of the Drug and Drug Addiction Institute. This report adopts a descriptive, critical and reflective analysis, seeking to contextualize the theoretical importance of each Internship setting in the acquisition of expertise within the knowledge, know-how, and how to be knowledge, in the specific area of Mental Health Nursing and Psychiatry.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Aida Maria Silva
Contributor(s) Pinto, Rita Durães
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