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A promoção de saúde da criança-família

Author(s): Loureiro, Fernanda Manuela

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/8852

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Promoção de saúde; Enfermagem pediátrica; Competência clínica; Health promotion; Pediatric nursing; Clinical competence


Description

Relatório desenvolvido no âmbito do mestrado de natureza profissional em Enfermagem na Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria. Tem como objectivos: (a) apresentar o contexto de estágio, actividades desenvolvidas e resultados do trabalho de aprendizagem; (b) identificar as principais competências desenvolvidas nos diferentes domínios no âmbito da área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; (c) reflectir acerca do impacto deste percurso ao nível pessoal e profissional. Utilizando uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva, atendendo às necessidades de aprendizagem individual apresentamos o decorrer da Unidade Curricular Estágio, enquanto parte integrante do mestrado. A moldura teórica que norteou o percurso de estágio tem como tema central a promoção de saúde da criança/família. A Ordem dos Enfermeiros identifica esta como área prioritária de investigação em Enfermagem destacando “a preocupação pela produção de conhecimento que suporte uma prática baseada na evidência, mas também com a própria prática baseada na evidência como área de investigação” e “o interesse pela produção de conhecimento que suporte paradigmas emergentes de formação, nomeadamente o desenvolvimento de competências e sua certificação” (2010, p.21). Neste domínio integramos o Modelo de Promoção de Saúde desenvolvido por Nola Pender (2002) como sustentação das actividades desenvolvidas em complementaridade com os contributos teóricos de Benner (2005), Casey (1993) e documentos chave na visada área de especialização. A Unidade Curricular Estágio decorreu em locais de assistência à criança / família (centro de desenvolvimento infantil, centro de saúde, serviço de internamento de pediatria e unidade de cuidados especiais neonatais) que integraram três módulos distintos. No processo de desenvolvimento de competências integrou-se as competências já adquiridas numa óptica de formação de adultos. Das actividades desenvolvidas destacamos a identificação de estratégias de enfermagem, no âmbito da promoção de saúde, desenvolvidas pelos profissionais nos distintos locais, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado.

Report developed in the scope of a professional nursing master in the area of specialization in pediatrics and child health. Its objectives include: (a) present the context of stage activities and results of learning work, (b) identify the key skills developed in various areas within the area of specialization in Nursing Pediatrics and Child Health, (c) reflect on the impact of this route to personal and professional level. Using a descriptive methodology, critical and reflective view attending the individual learning needs we present the curricular unit as a part of the masters course. The theoretical framework that guided the course of training is focused on child / family health promotion. The Nursing Order identifies this as a priority area of nursing research highlighting "the concern for producing knowledge that supports an evidence-based practice, but also with their own evidence-based practice as an area of research" and "the interest in producing knowledge that supports emerging paradigms of training, including skills development and certification” (2010, p.21). In this field we integrate the health promotion model developed by Nola Pender (2002) as support of activities complementary to the theoretical contributions of Benner (2005), Casey (1993) and key documents in the target area of expertise. The Curricular Unit Course was held in local child / family care (health center, pediatrics hospital service and neonatal special care unit) involving three distinct modules. In the process of developing skills we integrate skills already acquired as viewed in adult education. From the carried out activities we highlight the identification of nursing health promotion strategies, developed by professionals in different locations as the implementation of strategies to improve care based on the situation diagnosis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Andrade, Filipa
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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