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Avaliação psicogeriátrica na quarta idade

Author(s): Castro, Liliana Leal de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/9300

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Envelhecimento; Quarta idade; Avaliação psicogeriátrica; EAP; Declínio; Ageing; Fourth age; Psychogeriatric evaluation; Decline


Description

A procura de explicações para o processo de envelhecimento surgiu com o aumento do envelhecimento demográfico e o aumento da longevidade, o que por sua vez deu origem ao estabelecimento de duas categorias de velhice: os “jovens - idosos”, dos 55 aos 75 anos, e os “idosos – idosos”, com mais de 75 anos. O facto de se viver mais e de se atingir a quarta idade pode trazer consequências negativas. O presente estudo, avaliando um grupo de idosos com mais de setenta e cinco anos, em dois momentos de avaliação, com um interregno de cinco meses, pretendeu analisar se na quarta idade, num curto espaço de tempo, há perdas nas capacidades e competências, diminuindo a funcionalidade dos idosos. O estudo desenvolveu-se com um grupo de idosos do Centro Paroquial de Reboreda, das valências Lar e Centro de Dia. Inicialmente o grupo era constituído por doze elementos funcionais (aquando do primeiro momento de avaliação), acabando no segundo momento de avaliação em dez elementos, devido ao falecimento de dois idosos. Para a avaliação dos idosos foram utilizadas as Escalas de Avaliação Psicogeriátrica (EAP) de Fonseca, et al. (2008). A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a maioria dos elementos do grupo revelou um desempenho mais fraco a nível cognitivo no segundo momento de avaliação, comprovando assim que, em cinco meses, se verificou um declínio na função cognitiva e consequentemente na funcionalidade. A própria morte de dois dos elementos do grupo, ocorrida entre os dois momentos de avaliação, pode também indicar uma maior vulnerabilidade na quarta idade. O presente estudo permitiu também reforçar a ideia de que os estudos longitudinais são importantes para perceber e explicar o processo de envelhecimento.

The search for explanations of the ageing process appeared with the demographical growth and the longevity increase, which led to the distinction of two categories of ageing: the “young elderly”, from 55 to 75 years and the “old elderly”, with over 75 years. The fact of living longer and reach the fourth age may have negative consequences. This study, evaluating a group of elderly whit more than seventy five years, in two evaluation moments, separated by a five month distance, wanted to analyze if, in the fourth age, in a short interval of time, there are losses in capacities and abilities, decreasing the elderly functionality. The study was developed with a group of elderly from Centro Paroquial de Reboreda, from the Day Care Center and the Nursing Home valences. Initially, the group was composed by twelve functional elements (by the first moment of evaluation), finishing in the second moment with ten elements, due to the death from two elderly. To evaluate the elderly we’ve used the Escalas de Avaliação Psicogeriátrica (EAP) from Fonseca et al. (2008). The analysis from the data allowed to verify that most of the elements from the group have revealed a poorer performance, at the cognitive level, in the second moment of evaluation, evidencing that, in five months, there was a decline in the cognitive function and, therefore, in the functionality. Even the death from two of the elements of the group, between the two moments of evaluation, may also indicate an increased vulnerability in the fourth age. The present paper allowed also the reinforcement of the idea that longitudinal studies are important to understand and explain the ageing process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fonseca, António Manuel Godinho
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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