Document details

Arquitetura da Informação aplicada a websites de Governo Eletrônico: estudo de caso do Tribunal de Justiça da Bahia

Author(s): Lemos, Cláudio José de Faria ; Lemos, Cláudio José de Faria

Date: 2013

Origin: Oasisbr

Subject(s): Arquitetura da informação; Acessibilidade da informação; Governo eletrônico; Democracia eletrônica


Description

Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-16T15:48:12Z No. of bitstreams: 1 Lemos_C J F_Arquitetura Informação websites Governo Eletrôni.pdf: 6131908 bytes, checksum: 0eb093bc6b43d882b3cedf342f753877 (MD5)

Made available in DSpace on 2013-01-16T15:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lemos_C J F_Arquitetura Informação websites Governo Eletrôni.pdf: 6131908 bytes, checksum: 0eb093bc6b43d882b3cedf342f753877 (MD5)

A Internet é um verdadeiro fenômeno, como meio de comunicação e como repositório informacional. É também, um território anárquico, já que, teoricamente, qualquer pessoa pode disponibilizar informações sem critérios de organização. A arquitetura da informação busca compor espaços informacionais organizados, para a disponibilização de informações, de acordo com as necessidades dos usuários. Inspirados no comércio eletrônico, os governos têm empreendido uma verdadeira corrida, no sentido de se estabelecerem como governos eletrônicos e acompanharem a rápida evolução daquele setor. Dessa forma, o governo eletrônico deve cuidar da arquitetura da informação dos seus websites, para o acesso à informação por todos os segmentos da sociedade, garantindo a cidadania eletrônica, rumo à também democracia eletrônica. O governo brasileiro vem empreendendo esforços para estabelecer diretrizes e padrões, que garantam o acesso universal às informações e serviços dos seus websites. Uma delas é o “Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico” (e-MAG), que deve ser seguido nos sítios e portais do governo brasileiro. Considerando essa contextualização, esta dissertação teve como objetivo: Propor uma arquitetura da informação adequada para os usuários do website do Poder Judiciário da Bahia, visando melhor acessibilidade e interação. Seis objetivos específicos foram estabelecidos: 1-Conceituação sobre “Internet e Democracia Eletrônica” e “Governo, Governança Eletrônicos”; 2-Conceituação sobre Arquitetura da Informação, destaque dos elementos que a compõem e levantamento dos padrões estabelecidos pelo governo eletrônico brasileiro, particularmente o e-MAG, a partir da literatura da área, para aplicação na proposta; 3-Levantamento das necessidades informacionais, de serviços e de participação nos assuntos do judiciário baiano, referentes aos usuários do website; 4-Levantamento da visão pessoal dos responsáveis pela gestão da informação e pela criação do website atual do Tribunal de Justiça; 5- Síntese das investigações anteriores para aplicação da metodologia de elaboração de uma arquitetura da informação, analisando a estrutura atual do website do Tribunal; 6-Elaboração da proposta de arquitetura da informação para o website do Tribunal de Justiça. Os resultados constataram a necessidade de adequação do website. A proposta de adequação seguiu, portanto, as diretrizes do governo eletrônico e da arquitetura da informação que impõe, como ponto fundamental, o levantamento das necessidades de informação dos usuários para os quais o website é criado.

Salvador

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents