Document details

O valor da marca para consumidores de surfweare

Author(s): Cota, Luciana

Date: 2012

Origin: Oasisbr

Subject(s): Engenharia de produção; Marca registrada; Nomes comerciais; Consumidores -; Preferencia; Comportamento do consumidor


Description

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

A influência da marca na decisão de compra dos consumidores de surfwear é o assunto central dessa dissertação, que tem como objetivos principais identificar os fatores que determinam o comportamento de consumo dos surfistas. Esse trabalho foi realizado com 42 jovens das cidades de Curitiba e Florianópolis e foi estruturado a partir da análise do discurso dos entrevistados que avaliaram os vários produtos de surfwear disponíveis no mercado. Para realização desse estudo, foi utilizada pesquisa qualitativa, aplicando-se a técnica dos grupos de foco (focus group). Esta envolveu seis etapas: a delimitação dos objetivos, a preparação da lista de perguntas, a definição dos critérios para o recrutamento dos entrevistados, as discussões em grupo, a classificação dos dados em categorias por proximidade de idéias e a redação do relatório. De modo geral, percebe-se que os consumidores de surfwear não são fiéis a uma marca por si própria, isto é, estão sempre buscando produtos inovadores e diferenciados. Entretanto, esta pesquisa demonstra que a marca é um elemento fundamental na definição de compra. Ela influencia a escolha dos surfistas, desde que atenda ao seu estilo de vida, ao mesmo tempo simples e arrojado. Além disso, ela funciona como forma de socialização, ou seja, ajuda a definir uma pessoa em relação às outras, sendo muito importante para a integração e o reconhecimento no grupo ao qual ela pertence. Analisando-se as características da marca consideradas mais importantes na decisão de compra dos consumidores de surfwear, conclui-se que existem alguns aspectos que devem ser priorizados para que ela possa destacar-se entre as melhores e conquistar o consumidor. Esses aspectos compreendem, além da qualidade, preço, investimentos em publicidade e propaganda, sintonia com o espírito do surfista, e fidelidade às origens do surf.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents