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A formação como instrumento de desenvolvimento de competências facilitadoras da empregabilidade : estudo exploratório como finalistas do ensino superior

Author(s): Fernandes, Graça Maria Pissarra

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10586

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Desenvolvimento de competências; Empregabilidade; Mercado de trabalho - Portugal; Estudantes universitários; Teses de mestrado - 2013


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013

As rápidas e profundas mudanças das sociedades, da economia e do mercado de trabalho levaram à exigência de um novo perfil para o trabalhador do século XXI e à diminuição do efeito de diferenciação do ensino superior na obtenção de emprego, pelo que, sobretudo a partir dos anos 90 do século XX, a temática da empregabilidade dos diplomados do ensino superior atinge grande visibilidade. As instituições de ensino superior têm vindo a manifestar a preocupação em obter dados sobre a empregabilidade dos seus diplomados, utilizando-os como indicador de qualidade e fator de atração de novos alunos, sendo também objeto de políticas públicas. A complexidade do conceito de empregabilidade, plasmada em diferentes e diversas abordagens, evidencia que não é um estado, um momento, mas um processo que se pode alterar ao longo da vida do indivíduo, numa perspetiva de carreira, e em que este pode ser ator, desenvolvendo competências e adaptando-se às mudanças organizacionais e conjunturais. Tendo como referência os perfis do trabalhador do século XXI e a conceptualização disposicional da empregabilidade, de Mel Fugate, pretende-se, nesta dissertação, refletir sobre a natureza dos estudos sobre empregabilidade dos diplomados de uma instituição de ensino superior público em Portugal. Propõe-se um plano de formação na área comportamental para estudantes finalistas, no sentido de promover o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e competências facilitadoras da sua integração no mercado de trabalho e promotoras da sua empregabilidade.

The fast and profound changes in society, in the economy and in the labor market have led to the requirement of a new profile for the worker of the 21st century and to the decreased of the differentiation effect of higher education to get a job. Because of that, especially since the 90’s of the twentieth century, the issue of employability of higher education graduates had reached high visibility. The higher education institutions have been expressing concern to obtain data on the employability of their graduates, using them as a quality indicator and factor in attracting new students; the employability of graduates has been being also the object of public policies. The complexity of the concept of employability, shaped in different and many approaches, shows that is not a state or a moment, but a process that can change over the life of the individual, in a career perspective, and that the individual can be an actor on developing skills and adapting to organizational and conjunctural changes. With the profiles of the worker of the 21st century and Mel Fugate’s dispositional conceptualization of employability as framework, is intended, in this master thesis, reflect on the nature of the studies on employability of graduates from an institution of higher education in Portugal. Is proposed a training plan in behavioral area to promote the development of attitudes, behaviors and skills that facilitate their integration in the labor market and promote their employability.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Duarte, Maria Eduarda, 1955-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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