Author(s):
Duarte, Vanessa Alexandra, 1986-
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/11000
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação intercultural; Integração escolar; Crianças imigrantes; Teses de mestrado - 2014
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
Verifica-se, desde há uns anos para cá, uma maior afluência de correntes migratórias, devido essencialmente ao aumento dos desníveis socioeconómicos. Uma das populações que mais migra para a zona Oeste de Portugal, tem sido a oriunda da Roménia, o que leva ao aumento da necessidade de conhecimento sobre os seus valores e características culturais, crenças, e tudo o que está relacionado com a educação dos seus filhos. O objectivo principal de estudo é a análise do nível de integração escolar, dos filhos da comunidade romena que se instalou, de forma numerosa, na Freguesia do Pó, Concelho de Bombarral. Para tal efeito foram elaborados inquéritos à comunidade romena para conhecer as características específicas da comunidade no Pó, e foram realizadas entrevistas às professoras da escola do primeiro ciclo do Pó, de modo a conseguir-se obter uma informação mais precisa em termos de sucesso escolar, em virtude das dificuldades de interpretação e expressão em português da maioria dos romenos inquiridos. O número total de inquiridos foi de cento e trinta e nove habitantes. Estes inquéritos foram efectuados a todos os habitantes, residentes à data da sua realização. As entrevistas foram realizadas às três professoras, que leccionavam na escola à data.
For some years now, there has been an increase in the migration flows, essentially due to the growing social-economic gaps. One of the biggest community migrating to Portugal's West region comes from Romania, leading a growing need for knowledge of their cultural values and characteristics, beliefs, and their general approach to child education. The main objective of this study is the analysis of the integration level of the romenian children in elementary school at the Parish of Pó, Municipality of Bombarral. For this purpose interviews were made to the Romanian community to better know this community's specific characteristics, and also interviews were made to Pó's elementary school teachers, for more precise information gathering, due to the romanian community's general difficulty in interpreting and expressing themselves in portuguese. All romanian residents at the time, one hundred and thirty nine in total, were interviewed, as were all three teachers,.