Document details

O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário

Author(s): Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/11648

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Filosofia - Estudo e ensino; Estética; Sensibilidade; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014


Description

O presente relatório aborda os pressupostos inerentes ao ensino da dimensão estética, pensada num triplo registo: primeiramente, como projeto pedagógico que visa o estímulo da sensibilidade e da cultura imagética; de seguida, como problema filosófico que reflete sobre a experiência estética e a criação artística, num alargamento concetual das estruturas mentais; e finalmente, como prática letiva através da exposição dos princípios subjacentes ao ato educativo, em cinco dimensões distintas: a objetiva (que conteúdos programáticos se ensinam), subjetiva (a quem se dirige a aprendizagem), a expressiva (que metodologia de ensino se utiliza), a axiológica (que valores se ensinam) e a teleológica (que fins se esperam atingir). Este estudo apresenta-se, assim, como uma reflexão teórica sobre o contributo das aprendizagens, fornecidas pela dimensão estética, para a formação integral do aluno do ensino secundário, cujos fundamentos abarcam a prática de ensino supervisionada efetuada na Escola Secundária Eça de Queirós a duas turmas da disciplina de filosofia do 10º ano de escolaridade.

This following report approaches the inherent assumptions on the teaching of the aesthetic dimension, according to three different levels: first, as a pedagogical project that aims to stimulate the sensibility and the imagetic culture; secondly, as a philosophical problem that reflects on the aesthetic experience and the artistic creation, according to a conceptual extension of the structures of thought; Finally, as a teaching practice, through the exposure of the underlying principles of the educational act, in five different dimensions: the objective one (which curriculum are taught), the subjective one (to whom is directed the learning), the expressive one (which teaching methodology is used), the axiological one (which values are taught) and the teleological one (which purposes are expected to be achieved). This study is therefore presented as a theoretical reflection on the contribution of learning, provided by the aesthetic dimension, to the whole formation of the high school’s student, whose grounds encompass the supervised teaching practice performed in the Eça de Queirós High School, on the philosophy subject of two 10th grade classes.

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Carlos João Nunes, 1956-
Contributor(s) Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents