Document details

A propósito de Beckett: marcadores de encenação

Author(s): Ribeiro, Jorge Gomes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/12118

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Beckett, Samuel, 1906-1989 - Dramaturgia; Teatro - Produção e encenação; Teses de mestrado - 2014


Description

Resumo: objectivo deste trabalho consiste em elaborar um estudo que resuma as linhas de encenação em Samuel Beckett partindo do princípio que elas são legíveis na sua própria dramaturgia. Por essa razão, a metodologia adoptada assenta numa análise crítica às linguagens de encenação que podemos perceber nos seus textos. Proceder-­‐se-­‐á, então, a um estudo comparativo das peças À Espera de Godot e Fim de Partida de modo a identificar nelas aquilo que designamos como marcadores dramatúrgicos e de encenação e que se caracteriza como denominadores comuns, no que consideramos constituir uma prática teatral recorrente da sua obra dramática. Do trabalho de investigação desenvolvido para a elaboração desta tese resultou também um texto escrito para teatro com o título Em Baixo e Em Cima que foi encenado em laboratório e acompanhou -­‐ na sua estrutura dramatúrgica e cénica -­‐ as características estéticas que identificamos na escrita de Beckett. Este trabalho, constitui-­‐se por isso, como uma possível ferramenta para uma prática teatral que procura evocar, e reconstituir em palco, o universo beckettiano tal como o entendemos.

Abstract: The main purpose of this dissertation is to present a study on both Samuel Beckett’s drama and stage directions bearing in mind that the latter can be read in his own dramaturgy. Therefore, the methodology adopted will consist in a critical analysis focussing on stage languages that can be perceived in his plays. A comparative study of Beckett’s plays Waiting for Godot and Endgame will be carried out in order to identify what we call dramaturgicalala marks and stage directions which we characterize as common denominators of a regular stage practice of his plays. The development of the research for this dissertation brought about the writing of a play -­‐ Em Baixo e Em Cima -­‐ that was staged as a lab practice and accompanied -­‐ in its dramatic and stage structure -­‐ the aesthetical characteristics we identify in Beckett's writings. This dissertation is, therefore, a possible tool for a theatrical practice that aims at evoking and rebuilding on stage Beckett's universe the way we understand it.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serôdio, Maria Helena
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents