Document details

Graffiti e street art em Portugal

Author(s): Simões, Marta Correia

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/12225

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Graffiti - Portugal; Arte de rua - Portugal; Teses de mestrado - 2014


Description

Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014

O seguinte trabalho tem como principal objectivo introduzir o estudo do graffiti e da street art no seio da história da arte em Portugal, como uma forma de arte contemporânea. O graffiti tem vindo a acompanhar a humanidade ao longo da história. De uma forma inconstante, este teve as mais diversas utilizações e é hoje considerado como um movimento artístico. Partindo de um estudo da prática do graffiti com início nas cidades americanas, procurou-se apresentar o processo que culminou com a sua disseminação por todo o globo, sem esquecer a diversidade de práticas. Falar de graffiti é falar de um movimento que vem subsistindo por mais de quarenta anos e que continua a evoluir. É ainda de uma prática fortemente enraizada no presente, que motiva o desenvolvimento de diversos discursos, tanto a seu favor como contra si. Mesmo com as diversas opiniões existentes, tanto o graffiti como os seus mais diversos ramos, onde encontramos a street art, têm conseguido obter algum reconhecimento institucional. Eminentemente efémero e fortemente orientado por um conjunto de regras de execução, o graffiti encara o espaço da cidade como uma tela infinita e em constante renovação.

Abstract: The following work has as the main objective to introduce graffiti and street art studies within Portuguese art history, as a contemporary art form. Graffiti has accompanied humanity along history. With an uncertain way, graffiti had the most varied uses and today is considered as an art movement. Based on a study of its practices since the North American cities, we sought to introduce the process that culminated with its dissemination around the globe not forgetting the diversity of its practices. To speak of graffiti is to speak of a movement that has subsisted for more than forty years and keeps evolving. It is also a practice strongly linked with the present, which motivates its development in many different speeches, much in his favor as against him. Even though many different opinions exist, graffiti and its different branches that include street art have been able to obtain some institutional acknowledgment. Eminently ephemeral and strongly oriented by a set of execution rules, graffiti faces the urban space as an infinite canvas constantly renovating itself.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grilo, Fernando
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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