Author(s):
Fazzini, Luca
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/15696
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Romance europeu - séc.20-21 - História e crítica; Guerra - Na literatura; Literatura e guerra; Teses de mestrado - 2014
Description
Nos três capítulos que compõem este estudo, tentei analisar como as formas do testemunho se relacionam com as necessidades e as tensões relativas ao pós-moderno, e como oferecem ferramentas apropriadas para representar a profunda alteração das hierarquias interpretativas que envolveu tanto a arte quanto o pensamento científico, a partir da segunda metade do século XX. Disto resulta uma literatura que, através da elaboração pós-traumática da perda e da desilusão, encena a profunda cisão do indivíduo pós-moderno em relação à própria realidade e às dinâmicas do poder. Os quatros romances que se alternam neste estudo manifestam, como referi nos capítulos anteriores, caraterísticas bem diferentes, tanto na estrutura, quanto em relação aos conceitos de literatura de testemunho e literatura de testimonio. De facto, cada autor tentou representar a perda de maneira original. A densa rede de referências intertextuais que questionam – de forma irónica ou paródica – a relação de continuação e rutura com o cânone literário (Os cus de Judas, Tristano Muore), a reescrita (Jornada de África) e a constante fusão e mistura de subgéneros literários diferentes, como a autobiografia, as memórias, o romance histórico e o billdungsroman (O retorno), são elementos funcionais para representar o discurso testemunhal em literatura, além de serem caraterísticos da literatura pós-moderna.