Author(s):
Gonçalves, Carla Sofia Falcão
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/15829
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Investigação operacional; Programação linear; Modelos de grafos; Problemas; Teses de mestrado - 2014
Description
Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2014
Neste trabalho apresenta-se uma proposta de estudo da Investigação Operacional no Ensino Secundário, nomeadamente dos temas da Programação Linear e Modelos de Grafos, integrados nos programas das disciplinas de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Foi elaborado tendo como referência as orientações metodológicas propostas pelo Ministério da Educação e pretende ser um recurso útil para os professores de Matemática no estudo e preparação das aulas relativas a estes dois conteúdos. Assim, no desenvolvimento de cada tema é feita uma breve síntese histórica e, a par de uma abordagem teórica, expõem-se, comentam-se e resolvem-se alguns problemas selecionados a pensar em alunos deste nível de ensino. Para cada um dos temas apresenta-se ainda um conjunto de problemas propostos e respetivas soluções que permitam a consolidação dos conteúdos abordados.
This work presents a study proposal of Operational Research in Secondary Education, namely the themes of Linear Programming and Graph Models, integrated into the programs of the following subjects: Mathematics A, Mathematics B and Applied Mathematics to Social Sciences. It was written according to methodological guidelines proposed by the Ministry of Education and intends to be a useful source for all the teachers of Maths in the study and preparation of lessons related to these two topics. Thus, each topic develops a brief historical overview and a theoretical approach as well, showing, commenting and solving some selected problems taking into consideration higher education students. For each subject is still presented a set of proposed problems and their solutions in order to consolidate the topics studied.