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Biblioteca Central da Marinha: estudo e desenvolvimento de um plano de marketing

Author(s): Araújo, Ana Cristina Fernandes Pinto de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/18371

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Portugal. Ministério da Marinha. Biblioteca Central - Marketing; Teses de mestrado - 2015


Description

A Biblioteca Central da Marinha (BCM) tem por missão o tratamento e a conservação do património bibliográfico e arquivístico de natureza histórica da Marinha Portuguesa, contribuindo para o estudo e investigação de temas relativos à Marinha e ao mar. Partindo de um problema concreto formulado na questão de partida - Como aumentar a frequência de utilizadores na BCM – este trabalho de projeto procurou compreender a situação atual e agir de forma consequente, mediante o desenvolvimento de um plano de marketing. Os objetivos principais foram conhecer o grau de satisfação das necessidades de informação dos utilizadores e a forma como a organização está a comunicar os seus produtos e serviços, para obter respostas para a questão formulada. Para tal foi realizada uma análise do sistema, uma comparação com outras organizações similares a nível nacional e internacional, uma revisão da literatura científica e uma avaliação dos vários ambientes da organização. Depois do diagnóstico e da análise dos dados foram traçadas metas e objetivos e, por fim, tarefas concretas – o que se traduziu na elaboração de um plano de marketing. Tendo em conta a natureza deste tipo de trabalho, os métodos utilizados centraram-se numa pesquisa de índole essencialmente qualitativa, numa análise hipotético-indutiva com uma abordagem de carácter intensivo e estrutural e numa investigação descritiva. No entanto, e na tentativa de reduzir tendências e, ao mesmo tempo, proporcionar confiabilidade, validade e consistência dos resultados, foram igualmente utilizados dados quantitativos, considerados pertinentes para o estudo em questão. O trabalho demonstrou a inadequação entre os produtos e os serviços existentes e as necessidades dos utilizadores, a ineficiência da comunicação organizacional (em especial a comunicação horizontal), a fraca promoção dos produtos/serviços e uma certa falta de visão na adaptação dos conceitos de marketing à prática biblioteconómica. Todos os aspetos identificados fragilizam a imagem e a visibilidade da organização e comprometem a sua competitividade ao nível de mercado, o que nos levou a considerar como necessária a idealização de uma nova forma de atuar que aproxime e identifique os utilizadores relativamente aos serviços e produtos da BCM.

ABSTRACT: The Central Library of the Navy (BCM) is responsible for the management and preservation of bibliographic and archival heritage of the Portuguese Navy, contributing to the study and research of issues related to the Navy and the sea. Starting from a concrete problem formulated in the initial question - How to increase the frequency of the BCM users - this work sought to understand the current situation and act consistently, by developing a marketing plan. The main objectives were the acknowledgment of the users' information needs satisfaction and how the organization communicates its products and services, in order to answer to the given question. Thereby, were performed a system analysis, a comparison with other similar national and international organizations, a review of scientific literature and evaluation of the various environments of the organization. After the diagnosis and the data analysis were plotted goals and objectives and, finally, specific tasks - which resulted in the development of a marketing plan. Given the nature of this type of work, the methods used in research focused essentially qualitative nature, a hypothetical-inductive analysis with an intensive approach and a structural and descriptive research. However, in order to reduce tendencies, and at the same time provide reliability, validity and consistency of results, quantitative data were also used. The study demonstrated the inadequacy of existing products and services and users’ needs, inefficient organizational communication (especially horizontal communication), poor promotion of products/services and a lack of vision in adapting marketing concepts to the library practices. All aspects identified weaken the image and visibility of the organization and undermine its competitiveness at the market level, which led us to consider how necessary the idealization of a new way of acting regarding the interconnection between users and BCM services and products.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Furtado, Rodrigo; Revez, Jorge
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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