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Princípios para a análise e produção de materiais didáticos de PLNM para os níveis A1 e A2 no contexto da formação inicial e contínua de professores em Timor-Leste

Author(s): Nunes, Ana Rita Gomes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/20581

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Professores - Formação - Timor-Leste; Língua portuguesa - Estudo e ensino; Material didáctico; Teses de mestrado - 2015; Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2; Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2; Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2


Description

Os materiais didáticos, enquanto produtos de orientações programáticas e pedagógicas são o reflexo mais direto da forma como o processo de ensino-aprendizagem da língua é pensado e concretizado. Deste modo, o objetivo desta tese é partir de uma abordagem de ensino do PLNM, considerada adequada ao caso de Timor, designadamente a abordagem comunicativa baseada em tarefas, tal como foi concebida por David Nunan (2004). Pretende-se traçar, com base nela, princípios para a elaboração e avaliação de materiais didáticos usados no âmbito da formação de professores timorenses em Timor-Leste, dando-se um enfoque particular ao modo como os materiais refletem o treino da competência gramatical. A ênfase dada a esta competência explica-se pelo facto de se tratar daquela que os formandos timorenses adultos mostram mais dificuldades em desenvolver. Contudo, importa referir que, nesta tese, a competência gramatical é sempre perspetivada de um ponto de vista holístico, isto é, enquanto competência cujo treino deve ocorrer numa dinâmica de integração de significados, formas, estruturas e funções, ao serviço do desenvolvimento de uma competência comunicativa. Com base no quadro teórico apresentado nesta dissertação, são avaliados e analisados três grupos de materiais didáticos referentes a fases distintas dos projetos de implementação da língua portuguesa em Timor-Leste, que se desenrolaram no âmbito de um protocolo de cooperação entre Portugal e Timor-Leste. À luz dos critérios e princípios perfilhados para a produção de materiais didáticos, traça-se uma linha evolutiva dos materiais avaliados e são apresentadas propostas para a reformulação e aperfeiçoamento dos mesmos.

Abstract: Didactic materials, as products of syllabi’s and pedagogic guidelines, are the most direct reflex of the way the teaching and learning process is conceived and applied. Therefore, this dissertation’s main goal is to focus on a second and foreign language teaching approach which suits East Timor’s context, namely the communicative Task Based Approach, as it was conceived by David Nunan (2004). The aim is to derive, from this approach, principles to produce and assess didactic materials to be used in the training of Timorese teachers in East Timor, giving particular emphasis on how the materials reflect the training of grammatical competence. The focus given to this competence comes from the fact that this is the one which is most difficult to develop in adult Timorese trainees. Notwithstanding, it is important to refer that, in this thesis, the grammatical competence is always focused from a holistic point of view, that is to say, as a competence whose training must occur in a dynamics that integrates meaning, form, structure and function in order to develop a communicative competence. On the basis of the theoretical framework presented in this dissertation, three groups of didactic materials concerning three distinct phases of the Portuguese Language implementation projects, which took place due to a cooperation protocol between Portugal and East Timor, are analyzed and assessed. In the light of the criteria and principles held in this work for the production of didactic materials, we draw an evolutionary line of the assessed materials and put forward proposals in order to reformulate and improve these same materials.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Avelar, António
Contributor(s) Nunes, Ana Rita Gomes
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