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Resultados intermédios da psicoterapia saem à rua : mecanismos de mudança nas respostas a situações perturbadoras do quotidiano?

Author(s): Vitor, Joaquim Eduardo Vinagre

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2131

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicoterapia; Desordens emocionais; Complementaridade paradigmática; Teses de mestrado - 2009


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009

O presente estudo pretende perceber melhor os resultados intermédios em psicoterapia (competências e capacidades adquiridas em sessão e generalizadas para o quotidiano dos pacientes). Como é que estas competências se manifestam no dia-a-dia da população (geral e clínica). Quais as situação que mais afectam a população? Como afectam? Será que pacientes em fases mais avançadas do processo são mais eficazes na resposta a estas situações? As competências estruturais promovidas pelo MCP poderão ser considerados mecanismos de mudança? Criou-se o Questionário de Situações Potencialmente Perturbadoras (QSPP). Questionou-se 355 participantes (população geral), sobre o descontrolo (intensidade, frequência e duração) que cada situação gerava. Com base nas respostas, seleccionaram-se as situações mais perturbadoras para a população geral e criou-se o Teste de Capacidades do Quotidiano (TCQ), que se aplicou a 4 pacientes, em fases diferentes do MCP. Apresentava questões de resposta aberta e os pacientes tinham de indicar como reagiam face à situação. Os resultados do QSPP apontam para a existência de um factor geral de perturbação e para 7 factores específicos (responsabilidade, isolamento, desconsideração, crítica, insucesso, domínio/submissão e rejeição). Os resultados do TCQ apontam para um desenvolvimento de capacidades estruturais ao longo das fases e uma melhoria (interna/externa) na interacção com as situações perturbadoras. Este estudo promove uma compreensão mais clara sobre a interacção indivíduo-meio, apoia a possibilidade das competências estruturais promovidas pelo MCP poderem constituir mecanismos de mudança e cria dois instrumentos que podem ser úteis às diferentes terapias no estudo dos mecanismos de mudança.

The present study intends to better understand the intermediate outcomes in psychotherapy (competencies and capacities acquired in session and generalized to patients' day life). How do these competencies manifest themselves in every day life for the general and clinical population? Which situations affect the population the most? How to they affect it? Do patients in more advanced phases of the process respond more effectively to these situations? Could the structural competencies promoted by the PCM be considered mechanisms of change? The Questionnaire of Potentially Disturbing Situations (QSPP) was developed. 355 participants were questioned, in the general population, about the distress generated by each situation in terms of intensity, frequency and duration. Based on the responses, the most disturbing situations were selected and the Test of Day-to-Day Capacities (TCQ) was created and applied to 4 patients in different phases of the PCM. The test presented open questions and patients were requested to indicate how they would react in the situation. The results of the QSPP suggest a general factor of disturbance and 7 specific factors (responsibility, isolation, disregard, critic, non success, dominance/submission and rejection). The results of TCQ suggest the development of the structural capacities along the phases of the PCM and improvement (internal and external) in the interaction with the disturbing situations. This study promotes a clearer understanding of the interaction subject-environment, supports the possibility of the structural competencies promoted by the PCM being mechanisms of change, and builds two instruments that may be useful in any therapy to study the mechanisms of change.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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