Author(s):
Rosário, Luís Miguel Agulheiro Santos Bonsucesso do
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2145
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Psicodinâmica; Mecanismos de defesa; Agressividade; Teses de mestrado - 2009
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
Esta investigação teve como objectivo estudar a comparação entre a agressividade na condução e os mecanismos de defesa em condutores infractores. Para tal, recorreu-se a uma medida de auto-relato da agressividade na condução (DDDI) e a um inventário de mecanismos de defesa com uma componente semi-projectiva (DMI). Foi também construído um questionário sócio-demográfico caracterizador da amostra. Verificou-se a associação entre mecanismos de defesa e a agressividade na condução, particularmente em correlações positivas e significativas entre os mecanismos de defesa nomeadamente a projecção (PRO) e a agressividade dirigida ao objecto (TAO) com a condução agressiva. Complementarmente, observaram-se correlações negativas significativas com a repressão emocional, racionalização (PRN) e com a agressividade dirigida ao self (TAS), e entre a reversão (REV) e as emoções negativas durante a condução, tendo-se concluído assim a existência de mecanismos de defesa que promovem e mitigam a condução agressiva.
This investigation aimed to study the comparison of aggression in driving and defense mechanisms on traffic offenders. To this purpose, we have used a scale of self-report of aggressiveness in driving (DDDI) and an inventory of defense mechanisms (DMI). It was also built a socio-demographic questionnaire used to the characterization of the sample. As findings, the association between defenses and aggressive driving, were positive and significant, particularly in the correlation between the defense mechanisms such as projection (PRO) and aggression directed to the object (TAO) with the aggressive driving. In addition, there were significant negative correlations with emotional repression, rationalization (PRN) and aggression directed to self (TAS) and between the reversal (REV) and negative emotions while driving, So was found the existence of defense mechanisms that promote and mitigate aggressive driving.