Document details

O contributo do desporto federado para o desenvolvimento de competências sócio-emocionais em jovens dos 10 aos 13 anos

Author(s): Cabacinho, Isabel de Lurdes Pereira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/23207

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Desporto; Adolescentes - Psicologia; Agressividade; Competências; Teses de mestrado - 2015


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015

A literatura tem mostrado que as competências sociais e emocionais são relevantes para o desenvolvimento positivo dos jovens, contribuindo para o seu bem-estar e para uma maior satisfação com a vida. Assim, foi objectivo principal desta dissertação compreender o contributo do desporto federado para o desenvolvimento de competências sócio-emocionais em jovens entre os 10 e os 13 anos. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados dois questionários, o Children´s Assertive Behavior Scale para avaliação das competências sociais, e o Emotional Skills and Competence Questionnaire para avaliação das competências emocionais. A amostra abrangeu 64 jovens, com 31 praticantes e 33 não praticantes. Por ser uma amostra equitativa em relação ao género, 29 raparigas e 34 rapazes, procurou averiguar-se as diferenças de género existentes nas competências sócio-emocionais. Por fim, e porque a amostra envolveu jovens entre os 10 e 13 anos, uma fase na qual ocorrem acentuadas alterações físicas, psíquicas, sociais, e emocionais, foi efectuada a comparação das competências sócio-emocionais em préadolescentes e adolescentes. Sobre os resultados encontrados nas dimensões sociais, os praticantes de desporto relevaram maior agressividade do que os não praticantes, e as raparigas mostraram-se mais assertivas que os rapazes. Quanto às dimensões emocionais não se encontraram diferenças significativas entre praticantes e não praticantes, nem entre rapazes e raparigas, se bem que os praticantes e as raparigas tenham mostrado resultados tendencialmente mais elevados nestas competências. Não foram encontradas diferenças nas competências sócio-emocionais entre pré-adolescentes e adolescentes, e o grupo de adolescentes chega a apresentar resultados tendencialmente mais baixos em todas as sub-escalas. Concluindo, o desporto federado aumenta a agressividade dos jovens. Tendo em conta que o nível de agressividade da amostra era bastante baixo, talvez possa ser entendido como um resultado adaptativo. Não contribui, no entanto, para o desenvolvimento das competências emocionais, sendo que os desportistas não estarão mais equipados para recorrer a elas quando necessário. A assertividade foi a única competência diferente entre géneros, favorável às raparigas. Contudo, os níveis mais baixos de competências emocionais nos jovens mais velhos aconselham ao seu desenvolvimento universal.

The literature shows us how important are social and emotional competences in order to contribute to youngsters positive development, well-being and better life satisfaction. So, this study main objective is to understand the contribution of federated sports into socio-emotional competences in young people between 10 and 13 years old. As work tools we applied two questionnaires: i) Children´s Assertive Behavior Scale for social competences; and ii) Emotional Skills and Competence Questionnaire for emotional dimensions. We inquired 64 young people: 31 practitioners and 33 non-practitioners of federate sports. Since it is a fair sample gender wise - 29 girls and 34 boys, we wanted to understand if there were gender differences in socio-emotional competences. We did the same regarding pre-teenager and teenager people, and we searched for differences between those two groups. Results showed that on social dimensions the sport’s practitioners are more aggressive than non-practitioners, and girls evidenced more assertiveness than boys. At emotional dimensions there were no significant differences between practitioners and nonpractitioners, or between boys and girls, although the practitioners and girls showed more significant results regarding emotional skills. The data differences found among pre-teens and teens do not allow us to draw any conclusions, although the adolescent’s group showed lower results on all subscales. In conclusion, federate sports do not influence emotional competences, but influence social competences on aggression dimension, that is more relevant in practitioners. As the sample aggression level was quite low, it might be understood as an adaptive result. The assertiveness is the only gender difference favorable to girls.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alvarez, Maria João, 1963-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents