Document details

Segurança na internet para encarregados de educação : desenvolvimento de um MOOC

Author(s): Amado, Carolina Batalha de Oliveira Pascoal, 1992-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/24161

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Segurança das comunicações (Informática); Encarregados de educação; Teorias da aprendizagem; Trabalhos de projeto de mestrado - 2016


Description

O projeto SeguraNet, um dos projetos desenvolvidos pelo C2Ti IEUL em parceria com a ERTE-DGE – Ministério da Educação, tem como propósito a promoção de uma navegação segura, crítica e esclarecida da internet na comunidade educativa (professores, alunos e encarregados de educação/pais), ou seja, pretende sensibilizar para um uso adequado, livre e consciente da internet por parte de todos os participantes envolvidos no projeto. As principais iniciativas do projeto passam, essencialmente, pela formação de professores, pela dinamização de sessões de sensibilização nas escolas e pela disponibilização de informação/recursos em formatos múltiplos e adequados a cada um dos seus públicos. Apesar de o público-alvo ser toda a comunidade educativa, ao longo do estágio desenvolvido tomou-se consciência que o foco do projeto incide nos jovens e nas crianças, sentindo-se assim necessidade de direcionar a atuação para um público adulto, procurando proporcionar mais oportunidades de informação e conhecimento. Para isso, pretendeu-se realizar uma formação online para pais e encarregados de educação, possibilitando e facilitando o acesso à informação e não ser necessário a mobilização física por parte dos mesmos, através da planificação, construção e implementação de um Massive Open Online Course. O processo metodológico da investigação passou por diversas fases, nomeadamente pela: (a) Formulação da problemática de investigação; (b) da definição de fases e procedimentos metodológicos; (c) e pelo desenvolvimento do MOOC (planificação e construção). No que concerne à sua implementação, apesar desta não ter ocorrido, tecem-se um conjunto de recomendações para essa fase, fazendo igualmente considerações sobre possibilidades de avaliação do MOOC elaborado.

The project SeguraNet, one of the projects developed by C2Ti IEUL in partnership with ERTE-DGE, aims to promote safe navigation, critical and clarified the internet in the educational community (teachers, students and parents), in other words, it aims to sensitize for proper use, free and conscious of the internet by all the participants involved in the project. The main project initiatives are, essentially, for teacher training, the promotion of awareness sessions in schools and the provision of information/resources in multiple formats and appropriate for each of the public. Although the target audience is the entire educational community, throughout the developed stage it became aware that the project focus is on young people and children, and feeling the need for direct action for an adult audience, seeking to provide more information opportunities and knowledge. For this, it intended to conduct an online training for parents, enabling and facilitating access to information and physical mobilization not be needed by them, through the planning, construction and implementation of a Massive Open Online Course. The research methodological process has gone through several phases, specifically by: (a) formulation of research problem; (b) definition of phases and methodological procedures; (c) and the development of MOOC (planning and construction). With regard to implementation, although this did not occur, we define a set of recommendations for this phase also making considerations on evaluating possibilities of MOOC.

Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em E-Learning e Formação a Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
Contributor(s) Amado, Carolina Batalha de Oliveira Pascoal, 1992-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents