Document details

A matemática e as tic no processo de ensino e aprendizagem : o geogebra no ensino de funções e gráficos de uma função

Author(s): Van-Dúnem, Inês António Gomes Cruz, 1965-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/24163

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Matemática; Tecnologia; Funções; Ensino; Aprendizagem; Teses de mestrado - 2016


Description

Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

A referida investigação teve como propósito demonstrar qual o contributo do uso de Software educativos na motivação e aprendizagem dos alunos para o desenvolvimento de competências matemáticas. A utilização adequada da tecnologia de informação e comunicação permite resultados positivos no conhecimento, aperfeiçoa o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho de Dissertação de Mestrado em educação, na especialização educação em tecnologias digitais, apresenta como tema: As TIC no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em particular a utilização de tecnologias para o ensino de funções e gráficos de uma função. Apresentamos um plano de apoio à resolução dos problemas e de aplicação de exercícios de correspondências de funções lineares e quadráticas, utilizando o Software educativo Geogebra. A investigação seguiu uma metodologia mista - qualitativa e quantitativa, envolvendo alunos da 10ª classe, do 2º ciclo do ensino secundário no ano letivo 2013/2014. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível notar bastante motivação dos alunos e plena disponibilidade para a realização das atividades, o que contribuiu para o desenvolvimento de competências dos alunos. Acreditamos que esta proposta poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática e mais especificamente para o ensino de funções e gráficos, e esperemos que este trabalho possa servir como inspiração aos professores de Matemática em Angola para a adopção de metodologias de ensino e aprendizagem mais inovadoras.

This investigation has the purpose of demonstrate the contribution of the use of educational software in the students learning, motivation and development of mathematical skills, specifically for students with learning difficulties. The appropriate use of ICT in learning is inevitable, hoping that their use improves mathematics teaching and learning. This Master degree thesis in Education, specialization in education and digital technologies, presents to the secondary school students, the theme functions and graphs of a function for recovering pupils with learning difficulties in these topics. For this reason we present a study for supporting the resolution of problems in the exploitation and application of exercises of matches linear and quadrati cfunctions by using an educational software Geogebra. This research followed a qualitative and quantitative methodology, involving students of the 10th year, 2nd cycle of secondary education, in the thirth trimestre of 2013/14. During the development of the study it was possible to note a high level of student motivation and full availability for the accomplishment of the activities even after the predicted time, which resulted in the development of technological skills and geometric knowledge. We believe that the project contributed to na overall improvement of the quality of mathematics teaching and more specifically in teaching functions and graphics, and we also hope that this work can serve as an inspiration to mathematics teachers in Angola for adopting of more innovative methods of teaching and learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents